A bola oval em Blumenau

Foto: Blumenau Vikings
Foto: Blumenau Vikings

 

Por Albio Fabian Melchioretto

Em cada SuperBowl o número de fãs da bola oval cresce no pais do “soccer”. É fantástico perceber as mais diferentes manifestações de brasileiros em dias de jogos da NFL, a liga americana de Football, o jogo da bola oval, pelas mídias sociais.

O esporte ganha em prestígio, em espaço na mídia, nas discussões de grupos de amigos, e aos poucos em diversas cidades do Brasil surgem clubes de futebol americano. Aqui no Vale, o time de Timbó, o T-Rex é um dos mais conhecidos, inclusive, já levantou uma taça de nível nacional. Na onda da popularização do esporte da bola oval, Blumenau volta a possuir um time, depois do Riesen Blumenau, agora a bola da vez é o Blumenau Vikings. A coluna teve a satisfação de conversar com o presidente do time, João Andrade.

 

João Andrade, presidente do Blumenau Vikings | Foto: Marlise Cardoso Jensen

 

Fundado em outubro passado, o time traça metas ousadas para este ano. Não tem perspectivas de disputar competições oficiais neste ano, mas prepara o terreno nas categorias de base, e no profissional masculino e feminino para no ano que vem, tomar força dentro das linhas.

Estima-se que no Brasil há 400 times em atividade, a grande maioria em caráter de patota, enquanto isso o programa dos Vikings, é montar um centro de referência da modalidade no Brasil visando uma prática sistemática de jogo e de gestão. Perspectiva de um semestre de treinamento com jogos amistosos e no segundo semestre, disputar um torneio amistoso. No ano de 2019, entrar com força no Catarinense e também numa competição de nível nacional.

 

Seletiva no dia 28 de outubro de 2017 | Foto: Marlise Cardoso Jensen

 

O grande problema, como em todo esporte é a busca de patrocinadores. Por ora o time conta com o apoio de quatro academias para realização de treinos físicos, porém, há busca de apoiadores para fisioterapia, massagistas, psicólogos, nutricionistas, enfim, profissionais necessários para o desenvolvimento do esporte.

Empolgados e espaço para outros esportes existe na cidade. Prova disto são os times de basquete, handebol e voleibol em Blumenau. A bola oval cresce em perspectiva e conhecimento do público, seria muito legal ver o crescimento também com a bola oval. Para isso a entrada de patrocinadores é fundamental. O poder público, como já escrito em colunas anteriores, poderia mediar, o esporte e a iniciativa privada. O esporte não é fundamental no desenvolvimento cultural de um povo.

Quem quiser conhecer melhor o time, acesso a Fanpage clicando aqui.

* Professor, filósofo e mestre em educação