Secretaria da Fazenda inspeciona atendimento prestado em 41 Apaes de SC

Instalações da APAE em Blumenau, no bairro Vila Nova | Imagem: Google Maps (Street View) Dez 2015
Instalações da APAE em Blumenau, no bairro Vila Nova | Imagem: Google Maps (Street View) Dez 2015
Instalações da APAE em Blumenau, no bairro Vila Nova | Imagem: Google Maps (Street View) Dez 2015

 

Desde segunda-feira (3/10/16), auditores internos da Fazenda estão inspecionado o atendimento prestado por 41 unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) em todo Estado. O objetivo é verificar se os alunos estão recebendo o serviço de forma satisfatória.

Alguns critérios estão previstos no acordo de cooperação técnico-pedagógico firmado pelo Governo do Estado com essas entidades, por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial. A operação vai até sexta-feira (7), e conta com o trabalho de 22 auditores internos.

As Apaes recebem recursos estaduais por intermédio de convênios e também por cedência de professores temporários pela FCEE. Em 2015, o Estado repassou R$ 30 milhões para as Apaes de Santa Catarina. É uma parceria que traz muitos benefícios à sociedade. O foco da auditoria é averiguar in loco como está o atendimento aos usuários”, explica o auditor-geral do Estado, Augusto Piazza. Eventuais recomendações serão encaminhadas para os gestores públicos responsáveis.

 

Sobre a Auditoria Cidadã

O projeto lançado neste ano realizou quatro inspeções, além da operação Apaes. São elas: Merenda Escolar, Emergência (link), Meio Ambiente (parques estaduais), Transferências (convênios com entidades sem fins lucrativos).

Objetivos: aferir se a administração pública estadual, e seus parceiros, vem prestando serviços de forma satisfatória e regular e entregando produtos e obras de qualidade à sociedade catarinense.

Quem será beneficiado: o cidadão que usa os serviços do Governo do Estado e, indiretamente, a própria administração pública estadual que, a partir dos relatórios das inspeções, pode promover melhorias em seus serviços e obras.

Resultados esperados: identificar a real percepção dos cidadãos em relação aos serviços, produtos e obras e inibir irregularidades e problemas que possam prejudicar o cidadão e a imagem institucional do Estado.

Fonte: Secretaria de Estado da Fazenda