Fotos: Marlise Cardoso Jensen
Na tarde desta quinta-feira (29/9/16), o Batalhão de Polícia Militar de Blumenau fez uma apresentação, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Blumenau, de como vai ser a segurança e policiamento durante a 33ª Oktoberfest na cidade.
Em 2016, Blumenau contará com um efetivo de 200 policiais locais nos 19 dias de festa, mais 190 policiais de outras regiões do estado para reforçar a segurança nos finais de semana e no feriado do dia 12. Este é o maior número de policiais na festa, superando os 130 que vieram ao município em 2015.
Já está estacionado ao lado do Galegão, um micro-ônibus da Polícia Militar equipado com câmeras de videomonitoramento, para auxiliar e combater possíveis perturbações de ordem pública e cambistas. Uma das câmeras tem visão de longo alcance, além de outras sete e ainda receber o sinal de outras 11 instaladas em ruas próxima.
Segundo a comandante da 7ª Região da PM, coronel Claudete Lehmkuhl, este reforço representa um aumento de mais de 40%. Além dos policiais, os 59 alunos da Escola da Polícia Militar que estão em Blumenau também ajudarão nos trabalhos.
“Serão 25 policiais fixos durante toda a festa, 87 nos finais de semana e feriadão. Além do reforço na área do entorno da Oktoberfest, a própria cidade também terá um policiamento mais ostensivo, já que fica mais agitada neste período. Porque assim como vem o turista, também vem os marginais. Serão realizadas barreiras e estaremos orientando o público quanto ao cuidado no uso do álcool, quando as pessoas ficam mais vulneráveis” completa.
A polícia militar de Blumenau, recebeu também a resposta positiva do coronel Paulo Henrique Hemm, a confirmação de que um helicóptero virá de Florianópolis para ajudar no policiamento. Nesta quinta-feira, o coronel também entregou para o comando da 7ª Região, cinco fuzis calibre 556, sendo que, três deles ficarão para uso do batalhão em Blumenau.
Em 2015 foram atendidas 36 ocorrências pela Polícia Militar, que estavam relacionadas à Oktoberfest. O número foi 32% menor em relação a 2014, quando foram atendidas 56, a maioria por osse de entorpecentes, desacato e os cambistas.
Outra medida anunciada foi o fechamento da base de Bombeiros Militares no Garcia durante a Oktoberfest para reforçar o efetivo na sede, localizada na frente do Terminal Proeb. Também está programada a vinda reforços de Brusque e Timbó nos finais de semana.