Por Cristiane Soethe
A revitalização do Aeroporto Regional de Blumenau, o Quero-Quero, foi novamente tema de reunião da diretoria da Acib nesta segunda-feira (26/9/16), com a presença do conselheiro da associação empresarial, Felix Theiss, secretários municipais e empresários do ramo de aviação. Félix foi veemente ao dizer que cansou de esperar medidas do poder público e que um aeroporto comercial em Blumenau só será viável privatizado. Ele sugeriu a criação de uma PPP (Parceria Público Privada) e já tem empresários interessados em participar.
Félix Theiss mostrou-se indignado com o projeto do corredor estrutural norte, apresentado em audiência pública no dia 30 de agosto. Segundo ele, a obra, financiada pelo BID com o valor de 59 milhões de dólares, será iniciada em 2017, pelo consórcio formado pelas empresas Concresolo, Astep e Proyfe.
“Assustei-me porque havia uma maquete, mas não a silhueta do aeroporto. O projeto foi bem feito, com três pistas de cada lado e um corredor central, mas esqueceram o aeroporto. Nem a pista atual entrou no desenho do projeto. Não respeitaram o desvio da pista sul, a ampliação, o desvio da rua Franz Volles, a retificação da rua Dr. Pedro Zimmermann para as margens do Ribeirão Itoupava. Não há qualquer possibilidade de ampliar o aeroporto de acordo com esse desenho. Não respeitaram nem rede de água, esgoto e gás”, apontou Félix.
O conselheiro da Acib considerou a Secretaria de Planejamento omissa no que diz respeito ao projeto e citou diversas cidades de menor porte que Blumenau que possuem aeroportos com voos diários para São Paulo. “É hora de uma mobilização urgente, ou fazemos agora ou nunca mais. Se esse traçado do corredor for feito como está acabou-se a ampliação do Quero Quero. A Acib agiu em tempo, mas não foi ouvida”, protestou.
Presente na reunião, o secretário de Obras Paulo França admitiu que o aeroporto nunca foi colocado como prioridade entre as discussões do Poder Público, no entanto garantiu que é possível corrigir este erro. “Precisamos avançar e tratar do tema com a devida importância. O posicionamento da Acib é fundamental até para balizar o próprio governo”, afirmou. Ele disse concordar com a concessão por meio de PPP e se comprometeu em levar essas informações ao prefeito e conversar com o secretario de Planejamento para ajustar o que for necessário e inserir o pleito na pauta de prioridades a serem discutidas após o processo eleitoral.
O primeiro passo agora, segundo Félix Theiss, é fazer uma atualização do antigo projeto de revitalização. Ele inclusive apresentou um orçamento de R$ 177.230,00 para a atualização, incluindo estudos sobre levantamento de campo, estudos de ampliação, avaliação de imóveis, plano diretor aeroportuário e balizamento noturno.
Félix disse que visitará todas as entidades empresariais para buscar esses valores e colocar em prática o projeto. Para enfatizar a importância do aeroporto para Blumenau, ele também apresentou uma pesquisa da Secretaria de Aviação Civil publicada em outubro do ano passado, que aponta entre as rotas mais desejadas, em segundo lugar, o trecho Blumenau-São Paulo. Foram entrevistados 150 mil passageiros em 65 aeroportos.
Um dos impedimentos para a ampliação do aeroporto, que é a torre da Rádio Nereu, já está sendo resolvido. O diretor da rádio, Paulo Vieira, também presente na reunião, informou que na semana passada protocolou projeto fazendo a reserva de um canal FM junto à Anatel, inclusive baixando a potência a que tem direito para viabilizar a solução. Agora, a Anatel tem de 30 a 60 dias para analisar a viabilidade técnica e, em seguida, a decisão irá para o ministro das Comunicações, Gilberto Kassab. “Após o Ministério autorizar, acredito que em seis meses conseguimos tirar as torres de lá”, afirmou.
via ACIB