Em Blumenau apenas 35% dos candidatos quiseram participar do aplicativo “Vote Consciente”

aplicativo-vote-consciente_d_8-9-16_01

 

Após um período com uma base de testes, o aplicativo Vote Consciente conta agora com as informações dos candidatos das cidades de Gaspar, Blumenau e Ilhota. A arquiteta e urbanista Ana Letícia Knuth, criadora do aplicativo, explica que o período de testes serviu para que as pessoas pudessem compreender o funcionamento da ferramenta. “A partir desta semana, com as informações cadastradas, as pessoas já podem responder ao questionário do aplicativo e descobrir quais são os candidatos que estão em sintonia com as suas opiniões”, destaca. Os candidatos que ainda não responderam o questionário ou, por algum motivo, não conseguiram ter acesso a ele por meio do seu partido, têm até sexta-feira (9/8/16) para entrar em contato com a equipe do projeto por meio de sua página no Facebook.

O Vote Consciente é uma plataforma que tem como propósito ajudar o eleitor a conhecer melhor os candidatos. O objetivo não é apresentar propostas de campanha mas, sim, deixar claro quais são os posicionamentos e as opiniões defendidas pelas pessoas que desejam representar a população. “Ao utilizar o aplicativo o eleitor responde a dez perguntas e uma comparação é feita entre as suas respostas e as dos candidatos, que foram fornecidas previamente”, explica Ana.

Até o momento, 70% dos candidatos de Gaspar estão cadastrados no aplicativo, incluindo os quatro que concorrem à prefeitura. Em Ilhota, a participação se aproxima dos 65%. Blumenau foi a cidade com a menor participação – apenas 35% dos candidatos quiseram participar da iniciativa, sendo que apenas três dos cinco políticos que disputam a prefeitura quiseram expor suas opiniões aos eleitores. O aplicativo pode ser baixado tanto em celulares com o sistema iOS quanto Android.

INOVApps

O aplicativo foi um dos vencedores do concurso INOVApps, uma das ações da Política Nacional para Conteúdos Digitais Criativos realizado pelo Ministério das Comunicações. Essa iniciativa busca apoiar o desenvolvimento de aplicativos de interesse público para dispositivos móveis e TVs digitais conectadas. Foi por meio desta ação que Ana Letícia conseguiu recursos para o aplicativo que foi desenvolvido pelo Lune Game Studio, de Blumenau.

Sobre a idealizadora

Ana Letícia Knuth é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e mestranda em Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Interessada por questões de cidadania, desenvolvimento humano e urbano, Ana Letícia é integrante do Coletivo Sinergia Urbana (coletivo blumenauense que busca a criação de uma cidade mais criativa e humana por meio de intervenções urbanas) e da equipe organizadora do TEDx Blumenau, uma organização sem fins lucrativos dedicada a espalhar ideias e compartilhar experiências para criar reflexões profundas e conectar pessoas. Por ter criado o aplicativo, ela agora participa do Social Good Lab (um laboratário para desenvolvimento de ideias e iniciativas de impacto social) e será foi uma das palestrantes do TEDxBlumenau Salon que aconteceu no dia 27 de agosto e discutiu cidadania.