Usuários de unidades de saúde de Blumenau precisam atualizar cadastro

Ambulatório Geral do bairro Velha | Foto: Marcelo Martins
Foto: Marcelo Martins
Foto: Marcelo Martins

 

Em fase final de instalação do Sistema Pronto nas unidades de atenção básica em saúde de Blumenau, a Secretaria Municipal de Saúde reitera aos usuários a necessidade da apresentação de documentos para a atualização cadastral. O ambulatório geral do Badenfurt é que está recebendo o sistema atualmente, mas os documentos para o cadastro são necessários em todas as unidades.

Pacientes que buscarem atendimento em saúde deverão levar documento de identidade com foto e ou cartão nacional do SUS. A comprovação de endereço será solicitada para cadastros novos, conforme artigo 3º da portaria 417/2016.

O comprovante de residência deverá ter até três meses de emissão, podendo ser uma conta de água, gás, energia elétrica, telefone ou cartão de crédito. Serão aceitos também contratos de aluguel em vigor, acompanhado de uma das contas citadas, no nome do proprietário do imóvel. Se não for possível comprovação por um desses meios, também poderá ser apresentada declaração de residência feita pelo dono do imóvel acompanhado de um dos documentos de comprovação citados acima em nome do dono.

É importante manter os dados atualizados para caso de necessidade de contato da equipe de saúde com o paciente, bem como portar sempre um documento oficial de identificação com foto, CPF e certidão de nascimento para as crianças.

O Sistema Pronto

Com a conclusão da instalação do sistema Pronto, um software de gestão pelo qual será feita marcação de consultas e o cadastro dos usuários, entre outras funcionalidades, a informação do endereço e o comprovante de residência passam a ser exigência. O programa poderá gerar um bloqueio no andamento do processo de agendamento ou cadastramento, que descontinuará o atendimento, em caso de falta do comprovante. Na primeira vez que o cidadão não levar o comprovante válido, ainda será aceita apenas a informação do endereço, ficando o usuário comprometido em entregar o documento na próxima vez que for ao local.

A instalação do programa permite que exista um maior controle em relação aos atendimentos prestados, que são destinados à população residente nas respectivas regiões de abrangência das unidades, a fim de evitar demandas desproporcionais e garantir um atendimento eficaz e igualitário.

Por Marília Prado, SECOM / Blumenau