Por Claus Jensen, com fotos e entrevistas de Marlise Cardoso Jensen | Também foram usadas imagens do próprio Hospital
Na manhã desta quarta-feira (24/8/16) foi inaugurada a reforma do setor de cardiologia Coração de Jesus, localizado no 4º andar do Hospital Santa Isabel. A obra foi possível graças ao projeto “Adote um quarto”, que contou com o engajamento da Associação dos Amigos do Hospital Santa Isabel – AMABEL.
A obra que teve início em 11 de março de 2014, foi executada em 4 etapas para não comprometer os serviços de internação. A solenidade contou com a presença do médico e prefeito interino de Blumenau, Marco Antônio Wanrowsky; da diretora geral do hospital, Analuzia Schmitz; da presidente da AMABEL, Lúcia Maria Pires Dobuchak, o diretor executivo do hospital, Juliano Peters; e demais convidados, além da imprensa.
A estrutura anterior já tinha mais de 50 anos, por isso era necessária uma reforma geral na área de 745,51 m². No total são 14 quartos com 30 leitos, incluindo um posto de enfermagem, sala de equipamentos, expurgo/limpeza e central de materiais. O objetivo da reforma era deixar os quartos mais confortáveis, incluindo um banheiro privativo naqueles que ainda não possuíam. Além disso, foram instalados aparelhos de ar condicionado e televisores.
O Hospital Santa Isabel disponibilizou R$ 365 mil em recursos para pagar a mão de obra, os custos com a construção civil, parte hidráulica e elétrica, além dos gases medicinais. Mas o valor não cobria a reforma toda, ainda faltava boa parte. Foi nesse momento que entrou a AMABEL, através do projeto “Adote um quarto” que arrecadou os R$ 462 mil que faltavam. Com os recursos foram adquiridos materiais de construção, acabamentos, os televisores e aparelhos de ar condicionado.
Entidades, empresários e a comunidade ajudou através de doações financeiras ou materiais, que puderam auxiliar o Hospital Santa Isabel. E assim, com o engajamento da ONG AMABEL, essa reforma tão sonhada começou a se tornar realidade.
O resultado é a melhoria da estrutura que abriga principalmente pacientes do Sistema Único de Saúde, assegurando mais qualidade dos serviços prestados à comunidade, aliados a humanização. Afinal sentir-se em um ambiente confortável ajuda na recuperação da saúde do paciente.
O diretor executivo do hospital, Juliano Peters, comentou com OBlumenauense, a satisfação por poderem oferecer aos pacientes mais qualidade na acomodação. “São 30 pacientes que vão estar com quartos totalmente reformados, 80% deles do SUS e com uma boa hotelaria. Isso permite que tenhamos uma ocupação de 100% do tempo dessa área” comenta.
Peter lembra que os internados nesse setor ficam aguardando a cirurgia cardíaca e muitas vezes por um período longo no hospital. “Portanto, nada melhor do que ter uma ala totalmente nova para poder se preparar e depois recuperar de uma grande cirurgia” finaliza.
Conversamos também com a presidente da AMABEL, Lúcia Maria Pires Dobuchak, que atualmente já trabalha com outro projeto para o hospital para 2017, que considera audacioso. A ONG pretende junto com o Hospital Santa Isabel, arrecadar recursos para reformar o 6º andar, onde está a área de isolamento.
“É uma obra que irá requerer muita verba, já que teremos que quebrá-lo todo e reconstruir novamente, por causa das exigências da Vigilância Sanitária e dos órgãos públicos” comenta. Lúcia também sonha que a parte externa do hospital seja através da AMABEL. “Para isso iremos precisar da comunidade e de algumas empresas em Blumenau. Mas estamos caminhando, pois Deus nunca nos faltou e não será agora que faltará” diz Lúcia otimista.
A inauguração foi muito importante para essa mulher que já dedicou 32 anos de voluntariado ao Hospital Santa Isabel. “Eu amo essa casa e me emociono cada dia aqui dentro. Acho que não tem hospital mais humano igual ao nosso e é uma escola para qualquer profissional. Cada sala que entregamos é um filho que nasceu, por isso comparo meu amor por ele ao de mãe”, finaliza.
As próximas fotos são de divulgação do Hospital Santa Isabel