Fotos: Eraldo Schnaider
Foi realizado na tarde desta segunda-feira (22/8/16), o lançamento do Google Apps for Education na rede municipal de educação de Blumenau. A solenidade foi no auditório da ETSUS, com a participação de diretores, coordenadores pedagógicos e professores de informática pedagógica, que assistiram a uma palestra sobre os benefícios da tecnologia no desenvolvimento de projetos voltados para a educação.
A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Google Education foi intermediada pela Secretaria de Gestão Governamental (Segg), que encontrou no conjunto de ferramentas a possibilidade de inserir tecnologias mais atuais na base da formação dos estudantes. “Queríamos trazer uma sala de aula atual para dentro de Blumenau, para tornar o ensino mais atrativo para as crianças. Essas plataformas são muito usadas no mercado e é preciso que os estudantes se familiarizem com essa tecnologia desde cedo, não apenas quando vão para as empresas”, destacou o diretor de Sistemas, Júlio Cezar de Souza Silva.
Para o especialista Google Leonardo Stocker, uma das principais ferramentas da plataforma é o Google Classroom, que permite a criação de uma sala de aula virtual, aumentando a interação entre professores e alunos tanto no período escolar, como extraclasse. Com o acesso aos aplicativos, professores e alunos terão uma conta de e-mail educacional e poderão utilizar gratuitamente as ferramentas.
“A tecnologia avança a cada dia e a escola não pode ficar obsoleta a essa realidade. Trazer essas ferramentas para dentro da sala de aula é um avanço muito significativo”, completou a secretária de Educação, Patrícia Lueders.
Presente no evento, o prefeito em exercício, Marco Antônio Wanrowsky, destacou que ferramentas como essas ampliam a possibilidade do professor de aprofundar o conhecimento com seus alunos e destacou a Educação como uma prioridade de governo.
Treinamento
Nesta terça e quarta-feira, dias 23 e 24, trinta professores da rede municipal de ensino, bem como técnicos da Semed e da Segg receberão treinamento para utilizar o Google Apps for Education. Os professores atuarão como replicadores nas escolas, auxiliando os professores de outras áreas a utilizar a plataforma em suas aulas.
Segundo o coordenador de Informática Pedagógica da Semed, Mário Rausch, a expectativa é de que em até duas semanas as escolas já estejam aptas a utilizar as ferramentas.
Por Aline Franzoi Santos Fleith, SECOM / Blumenau