Estudantes de história da PUC de São Paulo vem para Blumenau entrevistar autor de livro sobre mitologia

Livro_Mitologia-Orixas_Ademir-BarbosaNo próximo 17 de setembro, estudantes do curso de História da PUC-SP visitarão Blumenau para entrevistar o piracicabano Ademir Barbosa Júnior (Dermes) sobre seus livros, em especial “Mitologia dos Orixás – lições e aprendizados”, já na segunda edição.

É a segunda vez este ano que instituições de São Paulo visitam Dermes e sua esposa com o mesmo intuito. No dia 7 de maio, ambos receberam o diretor Fernando Botelho para a gravação da participação do casal no filme “Sagrada Umbanda”, projeto da Amanara Filmes. A obra é dirigida por Celso Masotti, responsável por uma série de documentários a respeito de segmentos sociais tradicionalmente discriminados (religiosos, de gênero etc.)

Segundo Dermes, tais encontros são também oportunidades de “matar as saudades da ‘Pauliceia Desvairada’, no dizer de Mário de Andrade”. Dermes é autor de mais de 60 livros publicados, no Brasil e em Portugal, e tem ainda uma série de inéditos. Pesquisador das religiões tradicionais de terreiro (ou afrobrasileiras), é sacerdote de Umbanda e auxilia na direção da Tenda de Umbanda Iansã Matamba e Caboclo Jiboia (TUIMCAJ), que tem à frente sua esposa, Mãe Karol de Iansã, também escritora e blogueira.

 

Umbanda-escola_16-6-16_04

 

A casa religiosa, que oferece todos os atendimentos espirituais e estudos gratuitamente, conseguiu, por intermédio do vereador Jefferson Forest, criar o Dia Municipal da Umbanda e aguarda a criação do Dia Municipal de Oxum. Nas palavras de Dermes, “Blumenau me lembra muito Piracicaba: tem um rio enorme, no qual homenageamos Oxum, Orixá do Amor, tem maracatu, capivaras à beira do rio e um grande acolhimento fraterno.”

O autor também dirigiu quatro curtas sobre Orixás, um deles não concluído, e outro com participação da cantora e deputada estadual em São Paulo Leci Brandão.

 

Ademir-Karol