Na última sexta-feira (12/8/16) familiares de detentos da Penitenciária Industrial de Blumenau protestaram no Fórum reclamando de que eles estariam sofrendo maus tratos, recebendo comida estragada e em pouca quantidade, passando frio, problemas de saúde, etc… Nessa manhã de segunda-feira (15), houve um princípio de rebelião no local, onde há muita movimentação de agentes do Departamento de Administração Prisional (Deap) e da Polícia Militar.
No lado de fora da penitenciária, familiares voltaram a protestar sobre as más condições que os presos estariam submetidos. Teriam sido ouvidos barulhos de explosões e tiros vindos de dentro da unidade prisional. O Deap e a secretaria de Estado de Justiça e Cidadania ainda não se pronunciaram sobre o caso.
O novo diretor da penitenciária, Cleverson Henrique Drechsler, que assumiu na semana passada já é recebido com um “baita pepino para descascar”. Ele é bem conceituado pelo trabalho que fez na mesma função no Presídio Regional de Jaraguá do Sul.
Era certo que algo aconteceria, afinal as reclamações chegaram aos familiares na terça-feira (9) passada, quando as visitas foram liberadas, após 3 meses. Desde maio, eles não tinham notícias sobre o que acontecia lá dentro e ficaram muito preocupados com os relatos.