Por Claus Jensen | Fotos: arquivos pessoais
Hoje muitos de nós visitamos nossos pais, para abraçá-los e mostrar nosso carinho. Muitas crianças acordaram cedo, e entraram no quarto do pai na manhã deste domingo (14/8/16) com um pacote embrulhado. Foi assim aqui em casa, quando recebi o gostoso abraço de meu filho, hoje já um adolescente.
Muitas lembranças vieram às nossas mentes, já que nossos pais foram testemunhas das vidas que ajudaram a existir. Pais podem ser naturais ou os que assumiram essa tarefa, no caso de uma adoção ou quando está em uma relação onde o cônjuge já tem filhos. Os verdadeiros amam e fazem tudo pelos filhos, independente do que diz a genética. Tentam alertar a prole sobre os “erros” que cometeram, dando atalhos para os acertos.
Quando nosso filho nos olha com admiração querendo ser igual em caráter, sabemos que estamos no caminho certo. Isso pode acontecer mais cedo ou mais tarde, mas geralmente é quando passam pela juventude, que traz a necessidade de independência e contestação.
Perguntamos a três amigos do site, sobre o que para eles significa “ser pai”. Alexandre Pereira tem dois filhos, Soni duas filhas e Rodrigo um casal. Eles lembram da importante missão quando colocamos um ser humano no mundo.
Ser pai é estar junto. Viver cada momento. É voltar no tempo e ser criança. É poder abraçar e dizer o quanto meus filhos são importantes pra mim e ter a certeza que viveremos eternamente juntos.
Alexandre Pereira é apresentador e repórter da RIC RECORD TV, radialista na rádio Clube de Blumenau e pai de Mathias de 3 anos, e Nathan de 8.
Ser pai ė contribuir para a continuação da raça humana, o que já é um grande orgulho. É dar continuidade dos bons exemplos de nossos pais e aperfeiçoar o que aprendemos com eles. É observar no dia a dia a transformação do ser humano, sempre evoluindo através da educação de nossos filhos. É poder sentir e dar, tanto amor quanto carinho. Eu procuro educar e fazê-las entender aquilo que errei, para que minhas filhas não repitam os mesmos erros. Estamos aqui para evoluir, por isso, acredito que ser pai, é educar para a evolução do ser humano.
Soni Robinson Witte, colabora com o site OBlumenauense através de fotografias e é pai de Raiane e Talita.
Ser pai é uma bênção de Deus em minha vida. Lembro que estava trabalhando quando eu recebi a notícia de que minha esposa estava grávida, tanto da Ana Júlia quanto do Pedro Henrique. Foi um momento mágico e hoje eles são o bem mais precioso que podemos ter. A paternidade amadurece o homem, traz muitas alegrias e emoções a cada nova descoberta deles. É sentir também a responsabilidade de prepará-los para um mundo com tudo que existe de bom e ruim. É formar o caráter para que sejam pessoas boas e honestas, fazendo a diferença na vida dos outros.
Rodrigo Bernz, Gerente de Eventos da Fundação Pró-Família