Ansbach, Alemanha – Durante um festival de música na cidade de Ansbach (próximo a Nuremberg), Alemanha, um homem explodiu uma bomba que estava em sua mochila, ferindo pelo menos 12 pessoas. O atentado aconteceu na noite deste domingo (24/7/16), quando havia um público estimado em 2,5 mil pessoas. Três feridos estão em estado grave.
O homem de 27 anos morreu na explosão e foi identificado como um refugiado sírio. Segundo informações, ele tinha passagem pela polícia alemã por uso e venda de drogas. O refugiado já teria tentado se matar duas vezes e com todo esse histórico esperava ser extraditado.
Até agora nenhum grupo terrorista assumiu o atentado. Mesmo assim, as autoridades alemãs acreditam que os recentes ataques dos militantes do Estado Islâmico possam ter inspirado o jovem. Se antes havia preconceito e resistência à entrada de refugiados, os recentes acontecimentos envolvendo imigrantes devem bagunçar ainda mais as relações entre nacionalistas e a população sensível às dificuldades dessas famílias.
Ainda no domingo, outro refugiado sírio, de 21 anos, matou uma mulher com um facão em Reutlingen. Ele também feriu outras duas pessoas em um restaurante. Na sexta-feira (22), um descente iraniano de 18 anos, matou 9 pessoas e feriu outros 30 depois de abrir fogo em um centro comercial de Munique. Há exatamente uma semana atrás, dia 18, um afegão de 17 anos com machado, invadiu um trem que seguia à Wurzburg, no centro-sul do país, ferindo quatro pessoas, três delas em estado grave.