Fotos: Marcos Fernandez | SBT TV SCC
Nesta quinta-feira (21/7/16) estava sendo colocado o gramado pela prainha, que daqui a pouco substituirá o tom amarelado do barro pelo verdejante. Atualmente os trabalhos compreendem a recuperação das mesas e bancos, plantio do gramado, além da criação de um estacionamento e de um playground. A previsão da Diretoria de Serviços Urbanos é de que, caso as condições climáticas sejam favoráveis, os trabalhos sejam concluídos no mês de agosto.
Na manhã e tarde desta quarta-feira (20), profissionais da Secretaria de Turismo, Fundação Cultural e engenheiros da Prefeitura de Blumenau se reuniram em dois encontros com grupos e entidades civil-organizadas interessados em realizar intervenções na Prainha. O local será reaberto à comunidade depois de ficar interditado em virtude das obras de recuperação da margem-esquerda do Rio Itajaí-Açu. O primeiro evento, Acolher a Prainha: ocupação criativa e consciente, acontece neste sábado (23) e é organizado pelo coletivo Minha Blumenau.
Uma das orientações é que a Concha Acústica, famosa no passado como palco de grandes shows, não seja utilizada. De acordo com parecer da Secretaria de Serviços Urbanos, a estrutura possui graves anomalias ocasionadas pelo tempo e por falhas na construção. Em comum acordo, ficou decidido que outro local será utilizado como palco.
No espaço atrás do palco, estavam cobertores e um colchão utilizado por um morador de rua. Dá para imaginar o frio que não passa, ainda mais ao lado do rio Itajaí Açú onde sempre há chance maior de ventos.
Durante o encontro, ficou determinado que todas as entidades poderão realizar ações no local, desde que seja de maneira organizada e consciente. Para que ocorra dentro da normas, é necessário que os interessados em realizar os eventos retirem alvará junto à Praça do Cidadão, para que a Prefeitura tenha conhecimento dos detalhes da ação.
Participaram membros de grupos que estão organizando intervenções por meio das redes sociais, como por exemplo, o movimento coletivo Acolher a Prainha, que acontece neste sábado, dia 23, e conta com a adesão do Minha Blumenau, Greenplace, Vamo Siuní, Coletive-se, Arquitetura e Urbanismo da FURB, Casa do Arquiteto, Blumenau com Amor, ABC Ciclovias, Sinergia Urbana e Trupe Perambula.