Programa Adolescente Aprendiz prepara jovens para entrevista de emprego em Blumenau

Foto: Marcelo Martins
Foto: Marcelo Martins
Foto: Marcelo Martins

 

A entrada no mercado de trabalho é sempre um desafio para os jovens e adolescentes. Para apoiá-los neste processo, a Fundação Pró-Família possui o Programa Adolescente Aprendiz, que prepara os jovens para os principais desafios desta etapa. Só no primeiro semestre de 2016, o programa já efetuou 107 encaminhamentos de adolescentes para empresas conveniadas. Mas, até a contratação, o jovem candidato passa por desafios como o processo seletivo e a primeira entrevista.

Insegurança e nervosismo diante de seleção são sentimentos comuns até mesmo para os profissionais mais experientes, quanto mais para quem está em busca do primeiro emprego. Tentar manter a tranquilidade é essencial para conseguir um bom resultado, conforme explica o gerente da Criança e do Adolescente, Caio Marcel de Souza. “Essa é a dica mais importante e mais difícil. Porém, quanto mais tranquilo o adolescente estiver, maior a probabilidade de se sair melhor na entrevista”, afirma.

A apresentação pessoal é outro fator importante. Como a entrevista será o primeiro encontro com o possível empregador, é preciso que ele guarde uma boa imagem do candidato. “O velho ditado ‘a primeira impressão é a que fica’ vale muito numa entrevista de emprego. Por isso o adolescente deve procurar vestir roupas adequadas para o cargo e a empresa pretendida. Também deve procurar uma posição adequada na hora de se sentar e conversar com o entrevistador”, orienta Caio.

Durante a conversa, o candidato deve estar atento ao uso correto das palavras e evitar gírias, pois o linguajar que se usa com os amigos pode não cair bem diante do entrevistador. Outra dica é procurar ser objetivo nas respostas.

Numa primeira entrevista de emprego, o adolescente dificilmente terá experiências profissionais para ressaltar. Por isso, vale destacar vivências acadêmicas, como cursos e seminários, para demonstrar sua qualificação. Por fim, o coordenador do Adolescente Aprendiz lembra que é sempre bom estudar um pouco a respeito da empresa para a qual está se candidatando. “Conhecer o produto e o trabalho da empresa vai ajudar muito na entrevista. Além de estar mais preparado numa resposta inesperada, também vai ajudar a deixar o jovem mais confiante”.

O Adolescente Aprendiz

O Programa Adolescente Aprendiz foi criado em 2005 com o objetivo de inserir jovens no mercado de trabalho. Atualmente, uma média de 300 jovens é atendida mensalmente, por meio dos cursos e capacitações, e mais de 600 empresas estão conveniadas. A participação no Programa pode durar até dois anos, dependendo do ritmo com que esse adolescente atingir a carga horária de aulas prevista. Os interessados podem se inscrever na sede da Pró-Família, localizada na Rua Jacó Brueckheimer, 370, no bairro da Velha.

Por Aline Franzoi Santos Fleith, SECOM / Blumenau