Cerca de 70 pessoas irão conduzir a Tocha Olímpica em sua passagem por Blumenau

tocha_olimpica-BlumenauSegundo a Prefeitura de Blumenau, cerca de 70 nomes foram indicados pelo município para conduzir o Fogo Olímpico durante o trajeto de 14km na cidade, no dia 12 de julho. A Fundação Municipal de Desportos FMD, pasta do esporte, indicou cerca de 20 nomes, em que seis foram selecionados, representando diversos segmentos da sociedade.

No segmento olímpico a escolhida foi a ex-atleta do handebol Ana Amorim, que conduzirá a tocha representando todos os atletas e ex-atletas olímpicos do município. Além dela, Airto Arnold, campeão do Parajasc, será o representante do segmento paralímpico; Carmen Phuetzreiter, participante do I Jasc (1960), será a representante da 3ª idade; Tatiana Regina Alvise, professora de educação física e presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, será a representante do voluntariado; Vilson Rosa, presidente da Associação Sorrir para Down, será o representante das ONGs e Clubes de Caça e Tiro de Blumenau; e Claudio Tiago, membro da tradicional família de corredores do município, representará a sociedade civil.

O presidente da FMD, João Sendenski, explica que foram indicados pela própria Fundação cerca de 20 nomes, porém a definição dos seis nomes dos condutores foi feita pelo Comitê de Revezamento da Tocha. “Dos pouco mais de 70 condutores, a cidade teve o direito de indicar seis. Os demais vieram por indicação dos patrocinadores do evento, que durante todo o período que antecedeu o revezamento, abriram inscrições para os interessados que desejassem conduzir a Tocha Olímpica”, explica.

Reunião define últimos detalhes

Na manhã desta segunda-feira (4/7/16), foi realizada a penúltima reunião para ajustar os detalhes para o revezamento da Tocha Olímpica em Blumenau. Na reunião estavam presentes representantes da Secretaria de Turismo, Seterb, Polícia Militar, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Fundação Pró-família, Fundação Municipal de Desportos, Teatro Carlos Gomes e Gabinete do Prefeito e ocorreu no Parque Vila Germânica.

Durante toda a passagem da Tocha foram preparadas algumas atrações para o público que acompanhar o revezamento. O presidente ainda explica que o município não terá despesas com o evento. “Em diversos pontos do trajeto, várias atrações foram preparadas em parceria com as fanfarras das escolas, clubes de caça e tiro e também com as modalidades esportivas da cidade. Não teremos gastos, uma vez que estamos apenas recebendo a atração”, afirma.

A Tocha Olímpica deverá sair da capital, Florianópolis, na manhã do dia 12 de julho passando por cidades do litoral. De lá, vem em direção ao Vale, passando por Ilhota e Gaspar, até chegar a Blumenau. A previsão do comitê organizador do revezamento é de que a Chama Olímpica chegue à cidade às 16h28, na Praça da Fonte Luminosa, onde inicia o revezamento. No dia 13, a Pira Olímpica segue para Jaraguá do Sul.

Observação: Nos comentários das outras postagens sobre a passagem da Tocha Olímpica em Blumenau, percebemos críticas em relação ao assunto. É a primeira e única Olimpíada no Brasil, então esse é um momento histórico para nossa cidade. Não é hora de misturar política com esporte, e sim vestir o espírito olímpico de confraternização e união dos povos. Vamos participar com nossa família e amigos, porque o fato ficará registrado nos livros da história de Blumenau.

 

Com informações de Diorgnes Saldanha Lima, da SECOM / Blumenau