Fotos: Olívia Heim, Daniela Heim, Ivan Claus Schaefer e Claus Jensen
Cerca de cinquenta grupos de Stammtisch invadiram a Rua Hermann Hein, via onde fica localizada a Sociedade Desportiva e Recreativa Serrinha. Muita animação tomou conta das mais de 3 mil pessoas que participaram da 15ª Integração de Grupos de Stammtisch na Vila Itoupava, entre às 9h e 16h deste sábado (2/7/16).
Entre os blumenauenses e moradores do Vale do Itajaí, estavam visitantes do Rio de Janeiro, Caxias do Sul, São Paulo, Bahia e até da distante Manaus. Segundo a organização, de Florianópolis estava prevista a vinda de um grupo com 30 componentes, que serviu frutos do mar. Outros vieram de cidades ao lado, como Luiz Alves, Massaranduba, Rio do Cedros, Pomerode, Indaial, Timbó, Blumenau e da própria Vila Itoupava.
Nesse ano, aconteceu novamente o tradicional desfile, com integrantes da SDR Serrinha e participantes do Stammtisch. A tradição alemã estava presente nas conversas, música de bandinhas e sobrenomes, já que boa parte eram moradores da região.
Um VW Brasília chamou a atenção de quem passava ao lado da Happs Chocolates Caseiros, na frente da SDR Serrinha. Sidnei Becker, que é morador da Vila Itoupava e participa do Grupo Junto Misturado, assava a carne na parte de trás do veículo, onde estava o motor. Segundo Becker, eles compraram a carcaça de um Brasília acidentado e como sobrou a parte de trás, tiveram a ideia de montar a churrasqueira. Vinte e cinco integrantes fazem parte desse grupo, que se reúne às terças-feiras.
Outro morador da região que estava participando do evento era o Jean Henrique Havenstein, do grupo Biertragen, que participa do Stammtisch da Vila há 5 anos. Os cerca de 35 integrantes, se reúnem todas as sextas-feiras no bairro Itoupava Rega. “Nos nossos encontros rola muita carne, cerveja e conversa em alemão” comenta. Segundo ele, o grupo valoriza o resgate às tradições e da própria língua. “Os mais jovens acabam falando em português, mas entendendo o alemão, mas sempre é uma ótima oportunidade para aprimorar o idioma”. Além da tradicional carne na brasa, eles alternam o cardápio dos encontros com culinária italiana e polonesa. Para Havenstein, a diferença do Stammtisch da Vila em relação ao da Rua XV de Novembro, é o ambiente familiar, já que Jean consegue conversar com vários grupos, além de pode falar o alemão com outras pessoas.
A edição de 2016 é especial, afinal marca os primeiros 15 anos da ideia que surgiu e é coordenada pelo Grupo de Stammtisch Amigos da Itoupava. O evento conta com o apoio da Intendência Distrital da Vila Itoupava e S.D.R. Serrinha.