Fotos: Luis Cé e Marlise Cardoso Jensen | Texto: Claus Jensen
Por volta das 15h30min desta sexta-feira (1/7/16), foi realizada a solenidade inaugurando a nova estrutura que irá abrigar a área comercial do Samae e as operações do Procon e da Junta Militar. O prédio ao lado da prefeitura onde funcionava antiga a Delegacia Regional de Polícia Civil, foi totalmente reformado.
Na cerimônia estiveram presentes várias autoridades, entre elas o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes; o Presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt, Comandante do 23º BI, Tenente Coronel De Almeida; além dos responsáveis pelos órgãos que atenderão no novo local.
O presidente do SAMAE, Valdair Mathias, destacou o conforto do novo ambiente em relação à estrutura atual, tanto para os servidores, quanto aos consumidores. “Hoje são atendidas em média 11.300 pessoas por mês. A mudança organiza melhor esse atendimento, inclusive com mais colaboradores. Quando as pessoas procurarem o SAMAE, seja para uma ligação de água, modificação de cavaletes ou religação, a comunidade contará com um amplo espaço”, comentou Mathias. O número de guichês aumentará de cinco para oito.
O Coordenador Geral do Procon, Rodrigo Estevão, lembrou que o valor investido de R$ 650 mil com as mudanças, vem das multas de empresas que descumpriram as normas do consumidor de Blumenau. “Está aí o resultado da função social da multa, revertendo de forma indireta ao consumidor”, lembrou Estevão. Ele também destacou a ampliação do espaço para atendimento: “Na antiga estrutura havia capacidade para atender 4 pessoas simultaneamente, e que agora está duplicada, com 8. Isso dará mais celeridade ao atender os consumidores e também na tramitação do processo”, disse. Com as três salas de atendimento simultâneo, depois que o processo chegar ao setor de audiências, o prazo será de 15 a 20 dias, para o consumidor ter um ato conciliatório que deve resolver seu problema.
Outro ponto destacado é uma economia de R$ 180 mil por ano. “Na antiga sede, havia uma contrapartida do prefeitura através de um convênio do tribunal com a Furb, onde o município custeava a energia e água do prédio. Agora esse dinheiro pode ser investido em outras áreas, como educação, saúde e pavimentação. Com a nova estrutura, o Procon passa a custear a água e energia pelo fundo municipal de defesa dos direitos difusos” finaliza Rodrigo.
Mas é importante lembrar, que os atendimentos dos três órgãos continuam nos endereços atuais até que a mudança seja totalmente efetivada. A transferência gradual é necessária para não prejudicar o atendimento à população. O Samae continua na Rua Amadeu da Luz, 31; o Procon na Praça Victor Konder, 60; e a Junta Militar no Edifício Visconde de Mauá, na Rua XV de Novembro.