Por Tatiana dos Santos
Será que os estudantes de nossa cidade estão preparados para enfrentar uma situação de incêndio, caso ocorra em sua escola? E os professores saberão como lidar com ocorrências desta natureza? Incêndio na escola é o tema que o Plano de Abandono, do programa Viver Bem na Escola da Unimed Blumenau, vai tratar este ano em duas unidades de ensino da cidade.
A simulação, marcada para os dias 5 e 8 de julho, vai mobilizar equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e o SOS da Unimed. Para deixar o treinamento ainda mais perto de uma ocorrência real, alunos vão atuar como vítimas de incêndio. O plano envolverá ao todo mais de 500 pessoas.
Os moradores vizinhos às escolas foram avisados, para evitar sustos e ligações desnecessárias ao Corpo de Bombeiros.
Prevenção é discutida desde abril
Desenvolver ações educativas e estratégias que propiciem a promoção da saúde e prevenção de acidentes no meio escolar, familiar e comunitário são atividades das Comissões de Saúde, compostas por alunos dos quartos e quintos anos do ensino fundamental. Elas fazem parte de um dos cinco projetos realizados pelo programa Viver Bem na Escola.
Nos meses de abril e maio os integrantes foram orientados quanto às atividades preventivas a serem desenvolvidas no ambiente escolar. Já no mês passado eles receberam treinamento de primeiros socorros ministrado pelos profissionais do SOS e treinamento prático de prevenção e combate a incêndios na sede do Corpo de Bombeiros.
Em caso de chuva a atividade será adiada.
Plano de Abandono
Terça-feira (5), das 10h15min às 16h15min
- Escola: EEB Christoph Augenstein | Rua Artur Lindner, 5771 – bairro Salto Weissbach
Quarta-feira (8), às 10h15min
- Escola: EEB Júlia Lopes de Almeida | Rua Venezuela, 127 – bairro Ponta Aguda