Por José Henrique Kracik da Silva
Contar com uma solução inovadora e trabalhar duro para alcançar o sucesso poderia ser a definição de startup. Atuando na área de tecnologia com uma empresa desse porte desde 2013, sei que já conquistamos muitas etapas para a consolidação do negócio. Mas contar com um projeto que apoia o desenvolvimento e traz, de forma gratuita, uma série de mentorias e oportunidades faz toda a diferença.
É isso que estou sentindo toda vez que participo dos encontros do StartupSC, projeto idealizado pelo Sebrae/SC, com parceria de startups de sucesso e empreendedores que sabem como fomentar esse turbilhão de ideias de quem busca fazer diferente nos negócios. Fomos selecionados para a 6ª edição do movimento e teremos, ao todo, cinco meses para ampliarmos nossa rede de relacionamentos e construirmos novas ideias.
Desde abril, já podemos perceber que este é o tipo de ação promovido por quem acredita no potencial dos empreendedores brasileiros. Nos encontros dos quais já tivemos o prazer de participar, pudemos ampliar nossa rede de contatos, criar um vínculo com gente que está passando pelos mesmos desafios que enfrentamos em nosso negócio. É um momento de troca de ideias, de colaboração, de construção.
Participar do StartupSC nos permite estar a par das principais tendências do segmento, ouvir de quem já passou pelo que enfrentamos hoje dicas e ouvir conselhos que nos auxiliam na tomada de decisões para o crescimento dos negócios.
Mais do que uma troca, o StartupSC nos motiva. Nos mostra que é possível, sim, fazer diferente e ter sucesso. Que existem milhares de boas ideias, mas que sem trabalho e aperfeiçoamento nem todas vão adiante.
Hoje tenho convicção de que ser selecionado para o projeto, sem dúvidas, já abriu e ainda vai abrir muitas portas. Para o sucesso e crescimento quase que imediatos, para uma rede sólida de relacionamentos e parcerias, para a troca de experiências e para a consolidação de mais um grupo de startups catarinenses.