Os números de atendimentos nos ambulatórios gerais durante o horário ampliado ultrapassaram no último mês de maio os 60 mil, desde a implantação da extensão, em abril de 2013. No mês passado os quatro AGs que funcionam das 21h às 24h, nas regiões do Garcia, Velha, Itoupavas e Fortaleza, somaram 2.151 atendimentos.
No Garcia, a equipe do AG, que funciona até a meia noite desde abril de 2013, fez em maio, 610 atendimentos. No bairro da Velha o ambulatório também iniciou os serviços noturnos no mês de abril de 2013 e efetuou, no último mês, 593 atendimentos.
O AG das Itoupavas registrou no mês passado 588 atendimentos na unidade. O ambulatório que estendeu o horário mais recentemente foi o da região da Fortaleza, em setembro de 2015, e em maio desse ano realizou 330 atendimentos.
O horário ampliado até a meia noite nos ambulatórios foi das primeiras ações de governo, com implantação em abril de 2013, e tem o objetivo de descentralizar os serviços de saúde. As equipes realizam diversos serviços entre consultas, procedimentos, curativos e entrega de medicamentos.
Quando buscar um ambulatório
A Secretaria de Saúde orienta a população que em casos de necessidade de atendimento, dirija-se aos AGs do município quando não há risco imediato à saúde e apresentando sintomas como dores de cabeça, no corpo, garganta ou ouvido.
Além disso, os ambulatórios também atendem as situações de diarréia, vômitos, enjôos, sintomas de gripes e resfriados e pequenos ferimentos, entre outros procedimentos. Vale reforçar ainda o serviço de farmácia, com entrega de medicamentos gratuitos disponibilizados tanto em horário normal quanto após as 21h. Durante o horário ampliado, moradores de qualquer bairro de Blumenau podem buscar atendimento no ambulatório do qual estiverem mais próximos.
Por Marília Prado, SECOM / Blumenau