Texto e fotos: Ademir Barbosa Jr.
Nos dias 26 de abril e 14 de junho os alunos do Ensino Fundamental II da EEB Luiz Delfino, tiveram uma aula especial de Ensino Religioso. O bate-papo sobre Umbanda foi ministrado por Mãe Karol de Iansã e pelo Pai Pequeno Dermes de Xangô, dirigentes da Tenda de Umbanda Iansã Matamba e Caboclo Jiboia (TUIMCAJ), localizada próximo ao Parque Vila Germânica.
Com o intuito de desmistificar a religião de Umbanda e os estereótipos criados em torno dela, Mãe Karol, que presidiu o Fórum Catarinense de Umbanda, realizado na biblioteca da Universidade Regional de Blumenau (FURB), em outubro de 2015, apresentou objetos litúrgicos da religião como imagens, guias (colares) e outros.
Dermes, autor de mais de 60 livros sobre Umbanda, Candomblé, Orixás, Guias e Guardiões e organizador de 04 DVDs sobre o tema (um deles com participação de Leci Brandão), tirou dúvidas da garotada, previamente organizadas pela professora de Ensino Religioso Adelaide Luders.
“Sempre fazemos, como voluntários, bate-papos em escolas, bibliotecas, terreiros, específicos para umbandistas e para aqueles que desejam conhecer a religião. Num estado laico, religião também é questão de cidadania”, afirma Dermes, que já organizou diversos projetos e fóruns, dentre eles o Fórum Europeu de Umbanda, realizado em Leiria, Portugal, em 2014.
O casal tem, ainda, dois programas semanais de rádio, também como voluntários. No início de 2016, a TUIMCAJ apresentou ao vereador Jefferson Forest o rascunho de dois projetos de lei, um responsável pela criação do Dia Municipal de Oxum e outro que institui o Dia Municipal da Umbanda, ambos protocolados pelo vereador no último dia 19 de abril. No dia 12 de maio foi aprovada por unanimidade na Câmara dos Vereadores o Dia Municipal da Umbanda, faltando agora a sanção do prefeito.