A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) por meio do Conselho Municipal do Idoso (CMI) promove, a partir desta terça-feira (14/6/16), diversas atividades de conscientização no combate a violência contra o idoso no município.
O objetivo é desenvolver estas ações em Blumenau para reforçar os trabalhos que estão sendo feitos em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. As atividades são realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio da Política Municipal de Saúde do Idoso.
Para isso, o CMI vai distribuir material informativo na Praça Dr. Blumenau, além de orientações sobre quais os possíveis tipos de violência que o idoso está submetido e formas de buscar ajuda. Também vai apresentar a campanha aos idosos da Pró-Família; aos profissionais do Centro de Referência da Assistência Sociais (Cras) e também na Escola Técnico do Sistema Único de Saúde de Blumenau (ETSUS). Além disso, o Conselho fará uma apresentação das atividades aos alunos do Colégio Barão do Rio Branco. As políticas municipais voltadas a pessoa idosa objetivam assegurar seus direitos sociais, criando condições para promover autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.
São vistos como violência contra a pessoa idosa desde a violência física ou sexual, passando pela violência psicológica, econômica, pelo abandono, negligência e autonegligência. A proteção do idoso está garantida pela lei do Estatuto do Idoso.
CMI
O Conselho é um órgão consultivo e deliberativo de caráter permanente, com composição partidária entre governo e sociedade civil. É responsável pela fiscalização, supervisão, acompanhamento e controle da Política Municipal do Idoso. Tem papel fundamental para assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, bem como sua integração e participação efetiva no município. É composto de onze membros, sendo seis conselheiros titulares e respectivos suplentes, indicados pelo Poder Executivo; e cinco conselheiros titulares e respectivos suplentes representantes de organizações não governamentais (ONG’s) que são escolhidos a cada dois anos.
Confira a agenda de atividades:
- Terça-feira (14) – 15h – Uso da tribuna livre da Câmara de Vereadores.
- Quarta-feira (15) – 9h30 – Distribuição de folders na Praça Dr. Blumenau.
- Quinta-feira (16) – das 11h às 11h45 – Apresentação da campanha aos idosos da Pró-Família.
- Sexta-feira (17) – 8h – Encontro do Centro de Saúde do Idoso com os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) onde será abordado o tema da Violência e apresentação da campanha aos profissionais dos CRAS na ETSUS
- Segunda-feira (27) – 9h às 9h45 e das 15h às 15h45 – Apresentação das atividades aos alunos do Colégio Barão do Rio Branco
Por Joni César e Marília Prado, SECOM / Blumenau