SC recebe 11 medalhas no South Beer Cup e marca de Treze Tílias é eleita cervejaria do ano

Acasc-Equipe_Bierbaum
Por Marina Melz | Fotos: divulgação

Curitiba (PR) – Do dia frio na capital parananense  chegou uma notícia empolgante para o setor cervejeiro em Santa Catarina. Marcas do estado levaram 11 medalhas no South Beer Cup, maior concurso da América do Sul de cervejas. A Bierbaum, de Treze Tílias, acumulou cinco prêmios e foi eleita a melhor cervejaria do ano em 2016.

Para o presidente da Associação das Micro Cervejarias de Santa Catarina (Acasc), Carlo Lapolli, o resultado é reflexo de muito trabalho. “As nossas marcas estão esforçadas em fazer bons rótulos, processos mais eficientes. Este é um momento ímpar”, comenta. “As premiações revelam ainda que cervejarias com cerca de 10 anos continuam investindo e que as novas marcas, que surgiram nesta nova onda deste mercado, há quatro anos, já chegaram com um índice de qualidade muito alto”, acrescenta.

Foram premiadas: Bierbaum (Treze Tílias), Bierland (Blumenau), Cerveja Blumenau (Blumenau), Dom Haus (Araquari), Lohn Bier (Lauro Muller), Patrona (Caçador) e Saint Bier (Forquilinha). “Esse é outro ponto curioso. A cultura cervejeira está distribuída em várias regiões do estado”, destaca Carlo.

Os rótulos com medalhas são: Bierbaum Keller (prata), Bierbaum Doppelbock (ouro), Bierbaum Bock, (prata), Bierbaum Vienna (bronze), Bierbaum Weizen Rauchbier (prata), Bierland Prosa (ouro), Cerveja Blumenau Frida (ouro), Dom Porre (bronze), Lohn Bier Carvoeira (bronze), Patrona Weizen (ouro) e Saint Bier Stout (bronze).

Bierbaum: destaque merecido

Fundada em 2004 por irmãos, a Bierbaum somava, até antes da South Beer Cup, 36 medalhas para os seus 12 rótulos. Tem como uma das características da marca a proximidade com a tradição: fica localizada junto a um restaurante tradicional em Treze Tílias (SC) e mantém as suas receitas de acordo com a Lei Alemã da Pureza.

Carlo destaca que a Bierbaum é respeitada no Brasil inteiro e teve um papel importante na disseminação da cultura cervejeira para o interior de Santa Catarina. “A marca é uma das que elevam a auto-estima catarinense ligada a cerveja. Estamos muito orgulhosos desta conquista”, finaliza.

Sobre a Acasc

Fundada há dois anos para representar as cervejarias artesanais catarinenses, a Associação das Micro Cervejarias de Santa Catarna (Acasc) é uma entidade privada sem fins lucrativos que reúne produtores de cerveja e fornecedores do negócio. São 28 associadas de diferentes cidades do estado.

Outra luta da associação é a redução da carga tributária, em especial o ICMS. No entendimento da entidade, ele deve ser equiparado ao vinho artesanal que atualmente já possui um tratamento diferenciado em Santa Catarina.