No dia 13 de agosto, Blumenau vai sediar pela primeira vez uma etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Participarão escolas públicas e particulares de aproximadamente 30 municípios do Estado. Já há 53 equipes inscritas, onde 41 são de ensino médio e 12 do fundamental. Considerado o maior evento de robótica da América Latina, ele acontece no Complexo Esportivo da FURB.
A competição terá duas modalidades: prática e teórica. Na primeira, os estudantes terão que construir robôs que possam percorrer um trajeto cheio de obstáculos e desafios em determinado tempo. Na teoria, eles respondem a perguntas elaboradas pelo Comitê de Professores do evento. O vencedor de cada categoria vai representar o Estado na competição nacional que acontece no Recife em outubro.
A primeira reunião de preparação ocorreu nesta quarta-feira (8/6/16), na Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI) situada junto à FURB. No encontro estavam o coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, Adilson Jair Cardoso; o coordenador local do evento, professor Bolívar Fernandes da Silva e o diretor da ETEVI, Manoel José Fonseca Rocha.
Cardoso conheceu as instalações da FURB e disse que a escolha da cidade levou em consideração dois pontos. A boa estrutura física e a qualidade da capacidade humana, referindo-se aos professores da Universidade e ETEVI, considerados referências no Estado. “A atividade desenvolver o raciocínio lógico, a habilidade de trabalhar em equipe e a limitação do tempo para desenvolver a tarefa proposta. Tudo isso, os alunos participantes tem a oportunidade de aprender”, comentou.
O Núcleo de Robótica Educacional da ETEVI foi implantado ano passado, e conta com três equipes de alunos participando desta fase estadual da Olimpíada. Ele funciona com a parceria do professor Aurélio Faustino Hoppe, do Curso de Sistemas de Informação da FURB.
Para mais informações sobre a Olimpíada, clique aqui.