Fotos: Alcione Alvim da Silva e Jadir de Amorim | Texto: Claus Jensen
Na manhã deste sábado (4/6/16) o repórter cinematográfico Jadir de Amorim da TV Galega, registrou a limpeza da prainha feita por funcionários da prefeitura de Blumenau. Máquinas e caminhões retiravam a vegetação que se acumulou nos últimos anos, depois que o local ficou tomado por causa das obras da margem esquerda do Rio Itajaí Açú. O local era trajeto para os caminhões com suas pedras que era jogadas na barranca.
Neste domingo (5/6/16), o Alcione Alvim da Silva aproveitou a manhã tranquila para conhecer como ficou a Prainha, palco de tantos eventos musicais e artísticos. A roçada revelou os bancos de concreto, onde há anos atrás familiares ou amigos conversavam sentados. A Concha Acústica foi vista novamente, assim como a pequena trilha para caminhada que margeia o rio.
Apesar de sua beleza e importância histórica, o Vapor Blumenau I que por tantas vezes já foi reformado, parecia feliz pela possibilidade de ser apreciado novamente pelos blumenauenses. Mas os moradores não iriam apreciar tanto assim o quanto ficou deteriorado com a ação do tempo.
No outro lado, no canto esquerdo, está o porto de onde embarcações sempre aproveitam para sair e praticar esportes aquáticos ou simplesmente passear pelo rio. A bela cena da Avenida Beira Rio e toda área circunvizinha, acendeu a esperança dos cidadãos da cidade reencontrarem sua prainha.