Banco de Leite Humano celebra Dia Mundial de Doação com flores

Dia-Banco-Leite_Flores_19-5-16

 

Para comemorar o Dia Mundial Internacional de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19/5/16), o Banco de Leite Humano (BLH) de Blumenau entregou violetas às doadoras de leite. O evento, denominado Flores do Amor, também marca a Semana Estadual de Doação de Leite Humano. O BLH é mantido pela Prefeitura Municipal de Blumenau e atende diretamente aos hospitais da cidade com UTI neonatal.

Para a coordenadora do serviço vinculado à Secretaria de Saúde, Elisabeth Kuehn de Souza, “doar leite materno é doar solidariedade, então nada mais justo que prestar uma homenagem a essas mães que dividem seu tempo entre o cuidado de seus filhos e a extração e armazenamento do leite”.

Banco de leite precisa de doadoras

Para continuar garantindo a alimentação dos pequenos, o Banco de Leite Humano de Blumenau precisa de doações e doadoras. Para assegurar o recebimento e a qualidade do material coletado, mulheres saudáveis e com leite sobrando podem entrar um contato com a unidade pelo telefone 3381-7570.

Toda a coleta é realizada pelas próprias doadoras, que recebem as orientações e apoio necessário para a retirada do leite da mama nas suas casas, além dos vidros esterilizados para armazenamento. O recolhimento do material é feito nas residências pela equipe. No Banco de Leite a amostra é pasteurizada, acondicionada e encaminhada conforme necessidade para os hospitais.

O Banco de Leite Humano de Blumenau funciona junto ao Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, na Rua 2 de Setembro, defronte à Policlínica, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. O serviço existe em Blumenau desde 1998. Além do processamento de leite humano, o setor também tem um ambulatório de aleitamento materno, no qual atende as mulheres com dificuldades para amamentar.

Por Marília Prado, SECOM / Blumenau