Foi finalizada a análise das propostas e a empresa Selex foi declarada vencedora com valor de R$ 10.457.240 (milhões) contra a EEC com valor de R$ 10.844.426. Apesar disso, ambas podem recorrer do resultado até a próxima sexta-feira, 06. Após ultrapassado esse prazo, o vencedor deverá ter o nome declarado. A decisão final deve ocorrer na próxima semana, com publicação no Diário Oficial do Estado.
De acordo com o secretário-adjunto, Rodrigo Moratelli, na próxima sexta-feira, também deve ser entregue o projeto da torre e toda infraestrutura. “Vamos receber o documento, 15 dias antes do prazo final. Isso já possibilita avançarmos no projeto do Radar que será instalado em Chapecó,” destacou.
O projeto prevê toda obra de infraestrutura, como a construção da torre para receber o equipamento. Apenas questões específicas como fibra ótica que ficam para um segundo momento, como foi realizado em Lontras, no Alto Vale do Itajaí.
Conforme o secretário de Estado, Milton Hobus, os próximos passos são a aquisição do terceiro radar que completa o sistema de radares de Santa Catarina. “Com esses equipamentos vamos ter cobertura em 100% do território Catarinense e isso é um marco para o Estado,” reforçou.
Mapa de cobertura dos radares meteorológicos SC
O Radar de Lontras é o que tem maior cobertura do território estadual, 78, 41%, que corresponde a 192 municípios. Isso representa 74. 546, 87 km².
Já o equipamento que será instalado em Chapecó deve corresponder a 42, 74% da área do Estado, com 138 municípios. Isso representa 40. 641, 5 km².
O terceiro que será móvel e com possibilidade de deslocamento em situações de eventos mais graves estará sediado no Sul de Santa Catarina e será responsável por 19, 29%, com aproximadamente 58 municípios do Sul e uma área de cobertura de 18, 214, 03 km².
A intenção é que todo o Sistema Integrado seja entregue e inaugurado em maio de 2017, quando o Centro Integrado de Gestão de Risco e Desastres de Santa Catarina – CIGERD/SC será finalizado. O centro vai abrigar diversos serviços que vão amparar o Poder Público em Ações de Prevenção, Gestão e Resposta aos desastres que atingem o Estado.
LONTRAS
OESTE E LONTRAS
TRÊS RADARES
Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina