Fotos: João Paulo Taumaturgo e Alcione Alvim da Silva | Texto: Claus Jensen
Para quem está acostumado ao movimento diário na Rua XV de Novembro, aproveitar a Rota do Lazer, quando a via fica interditada para o trânsito de veículos entre às 7h e 17h, é um momento de relaxamento. Este domingo (24/4/16) mais uma vez veio de presente para Blumenau, com céu azul, mas temperatura alta.
Nossos colaboradores João Paulo Taumaturgo e Alcione Alvim da Silva (filho e pai), aproveitaram para passear com suas namoradas, Mayara Gabriele Martins e Juliana Ferreira, com a companhia da cadela Tina. O trajeto iniciou no final da Rua XV (Milium), e foi em direção à Praça Dr. Blumenau.
Na Rota de Lazer, várias pessoas caminhavam, passeavam de bicicleta e curtiam o dia lindo. É nessas horas que dá para observar o andamento das obras de reurbanização na Rua Capitão Euclides de Castro, os trabalhos no prédio histórico onde irá funcionar a Blubel Esportes; e tomar um café gostoso na Cafeteria Santo Grano, que estava aberta.
Ao chegarem na escadaria, em frente a saída da Rua Nereu Ramos, a família desceu até às margens do Rio Itajaí Açu. O objetivo era caminhar até o outro acesso, na escadaria em frente a prefeitura. Aliás, um caminho com muitos obstáculos, que vão desde o piso que vai variando de concreto ao acúmulo de lama, vegetação, saída de canal de esgoto, etc. Mesmo assim, uma pequena aventura em pleno Centro de Blumenau.
Também há muito lixo para desviar no caminho, assim como arbustos que em determinado momento até fazem um túnel de sombra. O João é assessor de assuntos para a juventude na prefeitura de Blumenau e tomou a iniciativa para organizar uma caminhada da limpeza. Outro detalhe que chamava a atenção, é o nível baixo do rio, que permitia até sentar sobre as pedras mais próximas da margem.
Nas imediações da ponte Adolfo Konder, placas de concreto caídas do barranco, obrigaram a contornar pela parte de cima. A visão da ponte por baixo, permitiu ver a dimensão da régua colocada no local para as medições oficiais em caso de enchentes. Seguindo em frente, já chegando ao destino, pescadores aproveitavam o dia para tentar a sorte na Foz do Ribeirão da Velha.
É impossível deixar de observar a água escura que se mistura com a amarela e barrenta no Rio Itajaí Açú. A paisagem da antiga ponte de Ferro é de tirar o fôlego com toda sua grandeza e serventia.