Neste feriado de 21 de abril, a ACAPRENA (Associação Catarinense de Preservação da Natureza) promoveu uma caminhada ao topo do Morro do Dom Bosco em Apiúna, com 390 metros de altitude (IBGE). A trilha íngreme e de curto trajeto levou os 13 participantes ao ponto culminante.
O local é mantido por serviços de voluntários como o Sr. Mino, que há décadas cuida da limpeza e drenagem da trilha, seguindo os passos de seu pai, que já em 1948 ajudou a carregar tijolos para a construção de uma ermida no topo do morro.
O morro é patrimônio particular pertencente à família Bernardi e tem esse nome devido à ermida construída ali para abrigar uma estátua deste santo católico.
No topo os participantes puderam apreciar uma vista magnífica de toda a região, como o maciço rochoso da Serra do Mar, o Morro do Baú (Ilhota), o Morro Azul (Timbó) e o verdejante vale do Rio Neisse, com uma cobertura vegetal bem preservada.
O coordenador da caminhada, Jonata Giovanella, considerou a experiência positiva, pois além de propiciar um melhor conhecimento da nossa região, possibilitou a interação entre os participantes, com trocas de experiências pessoais e profissionais.
A ACAPRENA pretende promover outras caminhadas pela região, pois temos vários lugares pouco conhecidos como a Cruz na Pedra em Ascurra, o Morro Pelado em Apiúna, entre outros.
Acompanhe o trabalho da Acaprena curtindo a página do Facebook, clicando aqui.
Texto: ACAPRENA
Fotos: Jonata Giovanella, Mauro Schramm e Leocarlos Sieves