
Houve um zum zum nessa semana em Blumenau, de que poderia haver uma dobradinha nas próximas eleições municipais entre o atual prefeito, Napoleão Bernardes, e o pré-candidato do PRB (Partido Republicano Brasileiro), Alexandre José como vice. Para esclarecer essa dúvida e conhecer os planos do partido para 2016, conversei essa semana com o presidente do PRB, Walter Salvador.
OBlumenauense: Esse ano é de eleições municipais e o partido tem um pré-candidato muito popular. Como foi trabalhado esse projeto político?
Walter Salvador: Há seis anos atrás o PRB de Blumenau fez uma parceria com outros partidos para tentar aumentar o número de vereadores. Naquela época nós fizemos um movimento, mas acabou não gerando o resultado previsto.
Como não deu certo, nós resolvemos nos unir e fazer um grupo de fidelidade partidária formado pelo PRB, PPS (Partido Popular Socialista), PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), PSC (Partido Social Cristão) e PSL (Partido Social Liberal). Recentemente entraram dois novos partidos, o PROS (Partido Republicano da Ordem Social) e PMN (Partido da Mobilização Nacional).
Nos últimos seis anos, esse grupo inicial de 5 partidos se encontrou mensalmente para discutir ideias e buscar lideranças. Nossos partidos juntos tem 69 deputados federais em todo país, o que nos dá uma boa margem de tempo na televisão. Nesse contexto, nós estávamos procurando um nome que se colocasse a disposição do grupo, com o objetivo de ser um pré-candidato a prefeito ou vice.
Durante esse período, nós convidamos várias pessoas, uma delas é o Alexandre José, da RIC Record. Em outubro do ano passado, ele resolveu aceitar nosso convite e se filiou ao PRB. Hoje o grupo tem um candidato para concorrer a prefeito ou vice, que segundo pesquisas internas, ou seja, não é oficial, está disputando a liderança empatado com Jean Kuhlmann.
OBlumenauense: Houve um boato que ele seria vice de Napoleão Bernardes, isso confere?
Walter Salvador: Até foi publicado no Santa de sábado passado (12/3) que nós estávamos no grupo de partidos que estava conversando com o prefeito, o que não aconteceu. Mas por coincidência na quarta-feira (16) quando saiu uma matéria esclarecendo que não era verdade, o Napoleão nos chamou para conversar junto com o Alexandre José. Fomos muito bem recebidos.
Ele nos convidou para concorrer como vice, mas a princípio não aceitamos. Deixamos uma porta aberta, porque não é o momento certo para fechar nada. Hoje nós temos um pré-candidato a prefeito de Blumenau. Se amanhã for vice do Napoleão, Jean ou quem quer que seja, isso é uma questão do andamento político. Mas algo estivesse acertado com Napoleão, isso não confere. Houve apenas uma conversa, assim como também aconteceu com o Jean Kuhlmann, o João Natel e outros.
OBlumenauense: Dentro dessas lideranças que vocês conversaram, existe alguma que vocês consideram fechar melhor com a linha e filosofia desse grupo?
Walter Salvador: Só existe um nome, que é Alexandre José. Fora disso, nós não temos preferência por ninguém. Tudo depende de uma análise política do quadro atual, que ainda irá definir se realmente iremos com candidatura própria a prefeito. Nesse caso já temos alguns nomes que já se colocaram a disposição para ser vice do Alexandre, mas que não tenho a liberdade de dizer ainda.