Neste domingo (13) muitos blumenauenses irão para as ruas se manisfestar contra a corrupção e a administração do governo. O evento é organizado na cidade pelo Instituto Verdade e Liberdade (IVL) e o Movimento Brasil Livre (MBL) de Blumenau.
Horário: 16h na frente da prefeitura municipal.
Roupas: utilizar roupas com verde e amarelo, evitando as com cores pretas ou vermelhas. Também é aconselhável evitar qualquer imagem que lembre algum partido político. O manifesto da POPULAÇÃO é apartidário.
Provocações e vândalos: se algo acontecer, a Polícia Militar estará monitorando toda a manifestação e orienta a não reagir contra qualquer provocação. Sentem no chão para que eles possam agir. Eles garantiram uma ação rápida.
Trajeto: Após saírem da prefeitura, os manifestantes seguirão pelas ruas Amadeu da Luz, Sete de Setembro até a Alameda Rio Branco, onde irão pela Rua XV de Novembro até a Câmara de Vereadores de Blumenau. No local será realizado um ato simbólico que finalizará a manifestação.
Protetor solar e hidratação
Como se trata de uma caminhada longa (para quem não está acostumado) sob o sol, não esqueçam de levar protetor solar, boné e uma garrafa de água para se hidratarem.
Temas que serão usados no protesto:
Segundo os organizadores, os temas que fazem parte da manifestação é o apoio ao juiz Sérgio Moro (que é responsável pela operação lava jato), impeachment da Presidente Dilma Rousseff, além de questão locais, como a não reeleição dos atuais vereadores, transporte coletivo e o abandono da Blumenau.
Caminhões de som: serão utilizados dois caminhões de som, além de outro veículo que irá transportar o Pixuleco, aquele boneco de 8 metros com rosto de Lula e roupa de presidiário.
Segurança: a guarda de trânsito dará todo suporte junto com a Polícia Militar, que enviou as seguintes orientações em uma nota oficial através das redes sociais.
- A Polícia Militar apoia a população em todos os seus atos democráticos e de acordo com a lei;
- Toda manifestação carrega uma ideologia pela qual busca efetivação. Nesse ato é perceptível a indignação da população contra os atos de corrupção no país;
- Dessa forma, orientamos os manifestantes que ao se dirigirem para o manifesto o façam com o objetivo de protestar pacificamente e em benefício da Pátria, de forma apartidária. No sentido de expressar OPINIÃO, de indignação, por intermédio de cartazes, cantos, palavras de ordem, etc;
- Não levar bolsas ou mochilas nem usar máscaras
- Não utilizar durante a manifestação bicicletas, skates, patins, motocicletas, etc;
- Se manter longe de vândalos. Caso identifique algum, logo comunique a PM para que possam agir;
- Não usar fogos de artifício durante a manifestação. Pessoas podem ficar feridas;
- Caso perceberem qualquer infração penal, comunicar imediatamente a PM para providências;
- Evitem vestimentas que identifiquem partidos políticos;
- Não interferir nas ações policiais, principalmente em casos de prisões pelo cometimento de crimes ou contravenções penais, ainda que de forma repressiva;
- Se afastar de qualquer ação violenta e/ou tumultos;
- Evitar reação a provocações de quaisquer naturezas e respeite opiniões divergentes;
- A Polícia Militar lembra que a livre manifestação é direito constitucionalmente amparado. Mas deve haver uma ponderação de direitos, não interferindo, por exemplo, no direito de ir e vir da população, evitando que ruas sejam obstruídas ou trancadas.
- Por fim, informamos que a Polícia Militar estará presente e atos de vandalismo ou que representem risco de quebra da Ordem Pública, serão contidos visando garantir a segurança e o bem estar da população de bem.