Fotos: Soni Robinson Witte | OBlumenauense
Na manhã desta quarta-feira (9/03/16) o Soni Robinson Witte, que mora na Rua Araras, bairro Velha, se deparou com um cobra caninana (ou rateira como também é chamada), com cerca de 2 metros. Ela atravessou a sua frente na rua, muito próximo. Em seguida entrou no terreno da casa vizinha e subiu em uma árvore.
Além de uma cobra bonita ela não é venenosa. Como “ratoeira” já sugere, um de seus alimentos preferidos são ratos, mas também aves ou lagartos de pequeno porte. Totalmente inofensiva ao ser humano, muitas vezes a caninana pode assustar pelo seu jeito particular de defender-se das ameaças, quando achata a cabeça bruscamente ao irritar-se.
Algumas podem chegar a medir até quatro metros de comprimento, mas a maioria das cobras caninanas mede em torno de dois metros e meio. Além do tamanho, elas são facilmente reconhecidas pelas cores, que geralmente são nas tonalidades de amarelo e preto. Muitos agricultores e moradores até gostam de sua presença por causa das características alimentares.
Portanto, quem se deparar com uma dessas não precisa se apavorar. Mas respeito aos animais na natureza sempre é importante. Entre a dúvida e a certeza, vai que é uma espécie parecida né?