Cobertura: Josiane Longhi e Marlise Cardoso Jensen
Na manhã desta sexta-feira (4/03/16), a imprensa, autoridades do município e convidados conheceram como será a estrutura da 4ª edição da Osterdorf, a Vila de Páscoa em Blumenau. No evento foi oferecido um café e apresentado todo o percurso que fará parte das atrações desse ano, que foi construído na parte de baixo do Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão.
O tema foi bem apropriado: Toca do Coelho. Um corredor na área do Galegão onde se localizam os acessos aos sanitários e vestiários ficou todo decorado e tem as principais atrações da Osterdorf que inicia dia 6 e vai até o 27 de março.
O espaço fica aberto das 18h às 21h nas quintas e sextas-feiras e das 10h às 21h nos sábados, domingos e na Sexta-feira Santa. No domingo de Páscoa a Osterdorf abre das 10h às 14h. Nos dias de semana, durante a manhã e tarde, a programação é voltada aos alunos de escolas de Blumenau. Este ano, 14 instituições de ensino participam da Osterdorf.
Dentro de cada espaço terão atividades, como a oficina Mil Faces de um Coelho (Pintura Facial), Feira de Artesanato e Feira de Livros, Contação de Histórias, Espaço Kids, Pista Educativa de Trânsito, Venda de Biscoitos Artesanais e Exposição de Cestas de Páscoa. Uma das atrações preferidas das crianças é a Pintura de Casquinhas, que também acontece no Galegão. Ano passado, foram pintadas 14.231 casquinhas durante toda a programação de Páscoa.
O Parque Ramiro Ruediger também recebeu uma decoração especial de Páscoa. O principal elemento é a Osterbaum, a Árvore de Páscoa. O Coelhinho, personagem principal da programação, vai passear pelo parque. A Casa do Coelho, com animais vivos, deve encantar a criançada.
A organização da Osterdorf irá colocar um cesto na Vila de Páscoa para arrecadar alimentos não perecíveis. As doações serão encaminhadas à ONG São Roque, para ajudar crianças e adolescentes da casa.
Vale um triste registro de vandalismo, onde um dos coelhos que decorava o Parque Ramiro teve uma das orelhas quebradas.
Conversamos com Diretor de Eventos e Operações do Parque Vila Germânica, Luiz Koerich, sobre o trabalho desenvolvido na Osterdorf.
OBlumenauense: Ficaram satisfeitos com o resultado da mudança com a estrutura montada dentro do Galegão?
Luiz Koerich: Nós estamos muito felizes em proporcionar aqui dentro do Galegão, uma grande toca do coelho, para a comunidade blumenauense e os turistas que nos prestigiarão. O espaço está muito bonito e bem montado, para que as pessoas possam apreciar as nossas atrações.
OBlumenauense: Como fica a questão religiosa, que marca a data, no Parque Ramiro?
Luiz Koerich: O Parque Ramiro também é outra atração especialmente decorada, para que as pessoas apreciem e resgatem suas lembranças da Páscoa. No local sempre teremos às 19h aos sábados, alguma atração especial, com apresentação teatral ou de algum coral.
No dia 22, uma terça feira, nós haverá um culto ecumênico, onde queremos ressaltar o aspecto religioso, que é o verdadeiro simbolismo da ressurreição e nosso próprio renascimento, com mais amor, fraternidade e alegria.