Texto: Marília Prado | Fotos: Eraldo Schnaider | via PMB
O dia D de mobilização para combate ao mosquito Aedes aegypti começou cedo para as mais de 45 equipes envolvidas nas ações desenvolvidas no município de Blumenau neste sábado (13/02/17). As atividades envolveram agentes da Secretaria Municipal de Saúde, 23º BI e voluntários de diversos setores da Prefeitura. Antes das 8 horas da manhã as equipes já estavam sendo direcionadas para os 31 locais onde ocorreram as visitas às residências e a distribuição de material informativo sobre as doenças transmitidas pelo Aedes e os seus sintomas.
Logo pela manhã, o prefeito Napoleão Bernardes, junto com a secretária de Saúde Maria Regina de Souza Soar, encontrou a equipe que realizou as visitas nas residências do bairro Escola Agrícola. O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria e reiterar a importância da união de todos no combate ao agente transmissor da dengue, zika e chikungunya, e deu início às atividades do dia D.
Durante as visitas, um novo foco de larvas do mosquito foi encontrado e confirmado, no bairro Escola Agrícola. A rua e o número da casa não foram informados. Com isso, sobe para 11 o número de focos no município. Em relação aos casos confirmados das doenças transmitidas pelo Aedes, Blumenau tem hoje seis casos de dengue e um de chikungunya, todos importados, ou seja, as pessoas viajaram para outros estados e foram infectados nesses locais e não aqui na cidade. Não há em Blumenau nenhum caso confirmado de zika, mas uma gestante ainda aguarda o resultado do exame.
Das 43 notificações de dengue, 26 amostras já retornaram do laboratório estadual com resultado negativo e o restante ainda aguarda análise. Três suspeitas de chikungunya também estão esperando o resultado.
Visitas às casas
As atividades ficaram concentradas em 71 ruas, localizadas nos bairros Escola Agrícola, Fortaleza e Itoupava Central, envolvendo mais de 230 pessoas. Nessa ação, foram visitados aproximadamente 1200 imóveis, e nesses menos de 3% dos moradores não aceitaram nem receber material informativo ou a visita dos agentes.
Do total dos imóveis, 821 casas foram vistoriadas ou receberam orientações e material de como evitar criadouros do mosquito. Algumas residências estavam fechadas, mesmo assim os agentes deixaram folders educativos nas caixas de correio.
Nessas áreas também foram recolhidos entulhos de terrenos baldios e das casas. No total, cerca de 25 toneladas de entulhos deixaram de ser possíveis criadouros com o acúmulo de água.
Panfletagem
Foram 28 locais estratégicos escolhidos, de grande circulação de pessoas, onde outras 28 equipes, numa grande força-tarefa com mais de 200 voluntários, ofereceram à população material informativo com dicas e orientações para combater o mosquito Aedes. Foram mais de 45 mil informativos entregues em shoppings, supermercados, pontos da Rua XV de Novembro, terminais urbanos, entre outros.
Participaram da ação as equipes do 23º BI, dos Bombeiros Militares, além de voluntários do Jeep Club, das Intendências do Garcia e Vila Itoupava, da Faema, Samae, Seterb, Procon e servidores das secretarias de Defesa do Cidadão, Turismo, Serviços Urbanos, Desenvolvimento social, Desenvolvimento Econômico e Gestão Governamental.