Na madrugada desta segunda-feira (21), os trabalhadores da empresa Rodovel estarão colocando os ônibus nas ruas. Em assembleia neste domingo, eles aceitarem o parcelamento do 13° salário em pagamentos semanais até março.
A empresa, com 300 funcionários, representa 21% do transporte coletivo em Blumenau, atendendo as linhas do bairro Velha, no Bela Vista e na Rua República Argentina. Logo pela manhã, Seterb e Rodovel se reúnem para a readequação das linhas de ônibus que serão informadas assim que definidas.
Quanto aos trabalhadores da Nossa Senhora da Glória, há duas possibilidades. A primeira, é o pedido de empréstimo à uma financiadora de Campinas/SP ser aceito e o pagamento do 13° salário ser realizado até dia 30.
Caso não der certo, a Glória também propôs parcelar o valor em três vezes, com vencimento nos últimos dias dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Os funcionários irão se reunir em uma assembleia na manhã desta segunda, em frente da prefeitura, para definir os rumos da greve iniciada na última sexta-feira (18).
A empresa Verde Vale, ainda não apresentou nenhuma proposta, segundo o Sindetranscol.
Uma coisa é certa, quanto mais essas empresas ficam sem faturar, piores as condições financeiras para o próximo mês, em um ciclo infinito que reinicia no começo de janeiro. Até quando?