Fotos: Carlos Alves
Na última sexta-feira (27), aconteceu a entrega do prêmio Ozires Silva, pela primeira vez realizado em Santa Catarina. Aproximadamente 350 pessoas prestigiaram o evento, no Castelo Suíço, onde 37 empresas e celebridades foram homenageadas. Foi a oportunidade de ouvir a palestra “Rotas para o Empreendedor” do homem que ficará para história do Brasil como criador da terceira maior empresa de aviação do mundo: Embraer.
E não pense que foram palavras requintadas. Foram simples, motivadoras e sofisticadas para realizar. Ele por exemplo disse para que cada um de nós acredite no Brasil e não espere pelos outros para ter sucesso. Também lembrou que na sua passagem pela Embraer (1969-86 e 1991-94), somente uma vez contou com financiamento público. Ozires lembrou que nós devemos criar as condições no meio em que vivemos/trabalhamos para atingir os resultados. Para isso temos que ter e desenvolver grandes talentos. Simples demais? Faça para ver a complexidade. Foi dessa forma resumida que mostrou como ele capitaneou a equipe que projetou e construiu o Bandeirantes, primeiro sucesso de vendas em aviões produzidos no Brasil.
Ozires Silva nasceu em Bauru, cidade do interior de São Paulo. Foi Coronel da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Contou para o público da palestra, que foi a visão de um homem ao montar um aeroclube em Bauru, quando trouxe um curso de pilotos, criando o meio que fez os jovens sonharam. Um deles sonhou e voou mais alto.
O palestrante também foi surpreendido ao receber o título de Embaixador da Paz, pelo Círculo dos Embaixadores da Paz da Suíça e França, das mãos da advogada Delasnieve Daspet e de Gustavo Siqueira, também embaixadores. “ Todas as homenagens que recebi aqui hoje, foram as que mais me emocionaram”, agradeceu o fundador da Embraer. Além disso, ele recebeu um quadro com a sua imagem, pintado pelo artista Celito Medeiros.
O Círculo dos Embaixadores da Paz da Suíça e França é a entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e os Embaixadores da Paz são exemplos vivos da PAZ no dia-a-dia familiar, profissional e associativo. São homens e mulheres que conseguiram o respeito dos seus semelhantes, pelo seu projeto de vida e que, por suas ações e/ou realizações direta ou indiretamente, trouxeram a paz e a fraternidade entre os povos.
Após um delicioso jantar e palestra, foram entregue a premiação para empresas nacionais e locais, com a narração de suas histórias de sucesso. A realização do evento contou com a participação do Instituto Gigantes da Ecologia (IGE), da Green Multicom, especialista na organização de eventos, e da JCI Blumenau – Garcia.
Os troféus distribuídos aos homenageados, eram obra do artista blumenauense Guido Heuer, e tinha a imagem do primeiro avião Bandeirantes.
Confira os nomes das empresas homenageadas:
Blumenau
- Alumetal
- Bermo
- Cia Hering
- DP Empresarial
- Fundação Fritz Müller
- Grupo Long Life
- Happy
- Ótica Diniz (Blumenau e São Luiz/MA)
- Escritório HGA (Hélio Gustavo Alves – São Paulo/Blumenau)
- Primundo
- Val Araújo – arquiteta
- União Saúde
Gaspar – Vitaciclo
Brusque
- FIP
- Goulart Produções
Itajaí – Galaxy Aero
Balneário Camboriú – Estética Linda Sempre
Florianópolis
- Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme)
- Correios
- Núcleo Catarinense de Decoração
- Sebrae
- São Bento do Sul
- Colepack
- Tupper
- URVE/KM 26
Porto Belo – Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda
Minas Gerais – Focus Excelência
Nacional – Club Soroptimist Região Brasil
Miami – School of Life
Homenageados especiais
Blumenau
- Aglaê Nazário de Oliveira (presidente nacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer)
- João Cristofolini
Curitiba – Celito Medeiros
Campo Grande (MS) – Delasnieve Daspet
Balneário Camboriú – Emanuel Nunes
São Paulo/Balneário Camboriú – Jamil Albuquerque
Florianópolis – Mário Gonzaga Petrelli (fundador do Grupo RIC TV)
Juruaia (MG) – Rosane Marques
Quem é Ozires Silva?
Ozires Silva é o homem que decidiu que o Brasil tinha condições de fabricar seus próprios aviões. Em 19 de agosto de 1969 ele fundou a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A), companhia de capital misto e controle estatal. Com o apoio do Governo, a empresa transformou a ciência e a tecnologia em engenharia e capacidade industrial. Depois de passar por alguns problemas, atualmente, a empresa é privada e uma das maiores exportadoras brasileiras e uma das principais empresas do mercado aeronáutico mundial.
Atualmente, apaixonado que é por aviões, já está com planos de criar uma escola de aviação com o seu nome. Ele, que já é reitor do grupo Anima Educação, foi convidado pelos empresários Ricardo Bellino e Fabricio Morini para fundar a Ozires Silva Aviation Academy, com uma escola em Palm Beach e outra em São José dos Campos.
Seu nome é reconhecido no mundo inteiro, principalmente, nas grandes universidades, empresas de alta tecnologia, governos das grandes potências, e nos maiores círculos da ciência moderna, inclusive, os mesmos que indicam os grandes nomes para o Prêmio Nobel. Ele é conhecido, principalmente, pela sua preocupação com a educação. Ele é o exemplo vivo de um jovem pobre que, por meio da educação, conseguiu construir um futuro melhor para si e para o próprio Brasil.