A partir das 19h30min desta quinta-feira (19), acontece na Churrascaria Ataliba, a 10ª Edição do prêmio “Os melhores & Destaques do Ano”. Serão premiadas as empresas associadas ao SIHORBS Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e região. Os melhores estabelecimentos estão divididos em 21 categorias. Também vão ser premiados nove destaques, que são empresas, órgãos do Poder Público e pessoas que contribuíram de forma diferenciada para o turismo na cidade em 2015.
O prêmio surgiu em 2006, pelas mãos do então presidente do Sihorbs, Rodolfo de Souza, o Alemão, com o atual presidente, Emil Chartouni na direção. Em seguida, Emil assumiu a presidência e deu mais visibilidade ao prêmio, hoje considerado um dos mais importantes do segmento empresarial do Vale do Itajaí. Para falar sobre essa premiação, conversei com Emil Chartouni, presidente do SIHORBS e diretor do Chartouni Hotel.
OBlumenause: Que critérios e como é feita essa avaliação das empresas premiadas?
As inscrições são abertas aos associados do SIHORBS no início de agosto, que tem até o final de setembro para passar o que foi feito nas suas empresas em investimentos, qualificações, treinamentos e melhorias. Essas informações são enviadas para um corpo de jurados composto por entidades como ACIB, CDL, AMPE, Convention & Bureau, Sindicato de Hotéis, Furb, SENAC, entre outros. Elas avaliam e analisam os dados, enviam os seus votos, que retornam para o SIHORBS fazer a compilação. Esse ano houveram duas categorias onde tivemos empate na votação pela primeira vez. São duas empresas pequenas no segmento da alimentação. Dentro da sua capacidade, eles realizaram vários investimentos, e não achamos justo decidir por um ou outro, já que as duas fizeram um trabalho legal.
OBlumenause: O que é exatamente essa premiação?
Emil Chartouni: O Prêmio é um certificado em um quadro onde consta que o SIHORBS confere na categoria lanchonete, pizzaria, churrascaria, etc… o “Prêmio Os Melhores de 2015”. Nossa intenção é que ele fique exposto na empresa ganhadora como um selo de qualidade. Para que o cliente, quando entre no estabelecimento, veja que ele ganhou o prêmio de melhor do ano e tenha certeza que está consumindo e recebendo um atendimento de qualidade.
OBlumenause: Tem alguma dessas empresas escolhidas que chamou a sua atenção pelo que ela fez?
Emil Chartouni: Tiveram várias mais uma em especial chamou a minha atenção. É uma cafeteria bem pequena, Kleine Café, que fica no Centro Comercial Borba. Eles reformaram totalmente o local, tudo sob medida, com granito, ficou muito bonito, no capricho mesmo. O cardápio foi totalmente refeito com tortas, bolos e pratos para almoço.
OBlumenause: Qual sua avaliação do setor turístico no ano de 2015 em Blumenau?
Emil Chartouni: O ano não foi bom. Em média houve uma redução de 30% do movimento nos estabelecimentos. Nós só tivemos somente três momentos bons nesse ano: janeiro, julho e outubro. No começo do ano, é o verão e turismo em função do Litoral. Em julho surpreendeu, por causa das férias escolares. Outubro foi a Oktoberfest.
OBlumenause: Julho é uma novidade no setor turístico em Blumenau. Quais foram as principais demandas dos visitantes?
Emil Chartouni: Enquanto alguns vinham para conhecer cidades do Vale como Blumenau e Pomerode, outros simplesmente estavam de passagem. O que mais nos surpreendeu, é quantas pessoas acabavam ficando mais dias do que tinham planejado.
OBlumenause: Isso mostra um potencial para esse período.
Emil Chartouni: Sim, com certeza. Tanto que o Ricardo (Stodieck) me ligou impressionado, querendo saber o que aconteceu para a média de julho ter ficado tão boa. Eu disse que também não tinha uma resposta, mas acreditava que era o trabalho que está sendo feito para promover a cidade. Nos outros anos julho sempre foi bom, mas não tanto quanto em 2015.
OBlumenause: Outubro, em função das festas, foi um mês dentro da expectativa?
Emil Chartouni: No último final de semana foi um pouco mais fraco, em função da ameaça de enchente, mas nada que comprometesse os números da festa. Inclusive tivemos algumas desistências no hotel. Mas pelo que se divulgou a respeito pela imprensa em nível nacional, esperávamos que o impacto seria maior.