Cobertura: João Paulo Taumaturgo
Neste sábado (14), é comemorado o Dia Internacional do Diabetes. Por isso a Secretaria de Saúde, ADVALI (Associação dos Diabéticos do Vale do Itajaí), Hospital Santa Isabel e Uniasselvi, promovem uma ação na praça em frente a Catedral São Paulo Apóstolo.
No local é possível realizar testes de glicemia para diagnosticar a doença. Também existem ações de conscientização sobre os riscos e sintomas do diabetes, que se não for tratada adequadamente, pode levar a morte.
A data também comemora os 25 anos da ADVALI no Vale do Itajaí, que está localizada na Rua João Pessoa, 717, Bairro da Velha. O telefone de contato é 47 3322-2604.
O João Paulo Taumaturgo, conversou com Thyara Becker, Coordenadora da Política de Saúde do Adulto da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Blumenau.
OBlumenauense: Thyara, como funciona essa ação que vocês estão promovendo neste sábado (14)?
A ação promove testes de glicemia capilar, que permitem diagnosticar vários pacientes. Dados da Associação Brasileira de diabetes, indicam que das 12 milhões de pessoas com diabete, não sabem que tem a doença. Então como hoje é o dia internacional, pessoas no mundo todo promovem ações de mobilização e conscientização da população. Esse evento na praça encerra a Semana Municipal do Diabetes, que vem sendo desenvolvida ao longo dos últimos 10 dias.
OBlumenauense: Quantos teste vocês tem a expetactiva de fazer hoje?
Até agora fizemos uns 400 testes. Eu acredito que possamos chegar aos 600.
OBlumenauense: Qual a importância desse tipo de ação?
A diabetes é uma doença crônica, isso quer dizer que ela não tem cura. Então tem que ser prevenida o quanto antes. Quem já tem, deve tratá-la. Ela é uma doença silenciosa e causa muitas lesões secundárias em órgãos alvos. A pessoa pode tem insuficiência renal, perder a visão, ter doenças cardíacas, etc… Por isso o quanto antes descobrir, melhor.