Obras contribuem na prevenção contra as cheias, beneficiando diretamente mais de 52 mil pessoas em quatro bairros.
Texto: Denisse Lopes | Fotos: Michele Lamin | via PMB
Os trabalhos de macrodrenagem do Ribeirão Fortaleza chegam ao mês de novembro com 73% dos serviços executados. A obra, que contempla proteção das margens, limpeza e desassoreamento ao longo de 4,5 km do ribeirão, tem investimento de cerca de R$ 21 milhões, através de financiamento do Município com o Governo Federal.
As operações têm previsão de término para o segundo semestre de 2016. No momento, os trabalhos acontecem simultaneamente nas ruas Fritz Spernau, Francisco Vahldieck, Julio Kleine, Paula Rottenberg e nas proximidades do Jeep Clube Blumenau. “É uma obra que nem todos vêem acontecer, mas que muitos acabam sentindo os seus benefícios. Já está dando resultado”, comenta o prefeito Napoleão Bernardes.
Durante o recente período de chuvas, a macrodrenagem já demonstrou sua eficácia, ajudando a prevenir a erosão do ribeirão e a elevação das águas em inúmeros trechos que há anos sofriam danos com cheias. Aproximadamente 52 mil pessoas são diretamente impactadas pelas melhorias, que beneficiam os bairros Itoupava Norte, Nova Esperança, Fortaleza Alta e Fortaleza, que pertencem à região da bacia hidrográfica.
Transposição do Córrego Sete de maio
A galeria de transposição do córrego Sete de maio, cuja construção ocorre a oito metros de profundidade na rua Fritz Spernau, na Itoupava Norte, também é integrada ao conjunto de ações da macrodrenagem.
A estrutura metálica, que terá 158 metros de extensão e 2,30 metros de diâmetro, está 50% concluída. Através dela, as águas do córrego passarão a desembocar no Ribeirão Fortaleza, evitando alagamentos na região da rua São Bernardo, no bairro Itoupava Norte.