Geladeiroteca chama atenção da comunidade em Indaial


Projeto disponibiliza livros na entrada do supermercado Cooper para incentivar a leitura na comunidade

Texto: William Anderson Westerkamp

Com intuito de incentivar a leitura, a Geladeiroteca tem chamado atenção de quem saiu de casa para fazer compras no supermercado Cooper, unidade do Bairro das Nações em Indaial. A iniciativa é do Núcleo de Ensino a Distância da UNIASSELVI e surgiu como um projeto de extensão dos acadêmicos da instituição que possuem bolsas de estudo. Na entrada do supermercado Cooper, a Geladeiroteca foi lançada na última terça-feira, dia 3 de novembro, e disponibiliza cerca de 130 livros para a comunidade local.

Qualquer pessoa pode adquirir gratuitamente uma obra ou realizar uma doação para o projeto. A professora Elisabeth Penzlien Tafner, coordenadora do curso de Letras da UNIASSELVI e uma das idealizadoras do projeto, conta que “a Geladeiroteca é uma iniciativa bem acolhida, pois é um estímulo à leitura e todos se envolvem quando percebem este objetivo”.

Geladeiroteca_Cooper_01

“A ideia surgiu ao verificar que a Geladeiroteca já ocorre em outros estados e foi muito bem recebida pelas comunidades nas quais foi instalada. Como não há regramento no empréstimo, a utilização das obras tende a ser maior, pois as pessoas se sentem mais atraídas pela iniciativa, uma vez que não têm a preocupação com a devolução”, completa Elisabeth.

Ana Clarisse Alencar Barbosa, coordenadora do curso de Pedagogia da UNIASSELVI, destaca ainda que o projeto quer oportunizar o acesso à leitura para outras pessoas. “Ao ter acesso a uma variedade de autores e temáticas, as pessoas terão a possibilidade de ampliar seu repertório de leitura, de conhecimento”, ressalta.

Os interessados em conhecer de perto a Geladeiroteca podem visitar o projeto na Cooper do Bairro das Nações, localizada no trevo de acesso à Indaial (Avenida Manoel Simão, 1.030).