ETA II terá capacidade de tratamento de água reduzida neste domingo (8)

Foto: Marcelo Martins

 

Foto: Marcelo Martins
Foto: Marcelo Martins

Redução é necessária para a coleta de amostras da estrutura dos decantadores e verificar a resistência da estrutura de concreto.

Texto: Joni César | via PMB

Neste domingo, dia 8), o Samae terá que reduzir a capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, da rua Bahia, para a retirada de amostras da estrutura dos decantadores (prova de corpo) e avaliar a resistência da estrutura de concreto. A medida também tem por objetivo fazer testes com o material coletado segundo as exigências firmadas em contrato para a elaboração do projeto de recuperação e reforço estrutural da estação.

Em função desta verificação na estrutura da ETA II, o Samae pede que a população economize água no período das 5h às 10h com o objetivo de evitar desabastecimentos. Os bairros atendidos pela ETA II são: Passo Manso, Salto, Salto do Norte, Salto Weissbach, Testo Salto, Tribess, Velha, Velha Central, Velha Grande, Vila Nova e parcialmente os bairros Boa Vista, Centro, Itoupava Central e Victor Konder.

Melhorias

No próximo ano, o Samae vai fazer melhorias significativas em toda a estrutura da ETA II, que há 45 anos está trabalhando sem receber manutenção significativa. Além disso, o município vai contar com mais uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta, que está sendo construída para ajudar no fornecimento de água à população.

A nova ETA compacta representa um investimento de R$ 2 milhões e vai funcionar junto com a ETA II, o que vai permitir ao Samae fazer melhorias nas estações sem prejudicar o abastecimento de água à população. De acordo com o diretor-presidente do Samae, Valdair José Matias, a previsão é de colocar em funcionamento a nova ETA compacta no início de janeiro do ano que vem.