Texto: Slain Franco
O mercado de casamentos continua em alta e é um segmento que deve resistir à retração econômica. De acordo com dados da última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 1.052.477 casais que disseram “sim” em 2013, 12% escolheram o mês de dezembro. A estimativa de crescimento de 6% neste setor, divulgado pela a Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta), aponta que o sonho da realização das bodas ainda é uma prioridade na lista dos casais que não desistiram de celebrar a união em grande estilo.
Os números positivos estimularam o crescimento deste mercado. Segundo dados da Abrafest, existem no Brasil mais de 8,5 milhões de empresas no ramo. Em um mercado mais maduro e competitivo, a personalização e a atenção aos detalhes fazem a diferença. Pensando neste nicho específico, os empresários Vivian Althoff e Rafael Niess criaram a produtora de filmes Metade da Laranja, que tem como principal proposta contar todos os capítulos de um amor real em um filme de poucos minutos, eternizando as histórias, desde o início do namoro com os detalhes da festa de casamento em um filme curto, dinâmico e que emociona até mesmo quem não conhece os noivos. “Acreditamos que não basta ceder um simples espaço na agenda para gravar horas de uma cerimônia de casamento. É preciso oferecer um trabalho que atenda a demanda de noivas afoitas por algo que fuja do padrão formal e já cansativo”, revela Vivian.
Como em toda história de amor, há muito envolvimento por trás de cada vídeo produzido. A Metade da Laranja se torna amiga dos noivos e se aproxima para conhecer como tudo começou, do primeiro olhar até a decisão de subir ao altar. Com esta personalização, eles deixaram de fazer apenas o registro do grande dia para roteirizar um filme da vida do casal. “Temos a certeza que nosso maior acerto é respirar aquele momento junto com nossos clientes, pois sabemos que será único. Oferecemos, além de toda uma estrutura técnica com equipe especializada e equipamentos de ponta, um acompanhamento que não raro vai além da área de imagem. Somos, na maioria das vezes, um braço amigo que entende, e bem, do momento do sim”, explica Vivian. A receita parece estar dando certo. Há cinco anos no mercado, a produtora registra um crescimento de 50% em 2015, está com boa parte da agenda de 2016 comprometida e já com procura para 2017.