Especialistas alemães estão desde domingo (1) em Pomerode, para discutir com autoridades locais, uma série de ações relacionadas a problemas de meio ambiente, catástrofes naturais, mobilidade urbana, redução de CO2, alternativas de eco-turismo, energia renováveis, entre outros.
O evento que segue até sexta-feira (6), é fruto de uma parceria firmada pelo prefeito de Pomerode, Rolf Nicolodelli, com a Prefeitura de Greifswald e a Global Engagement, que organiza os trabalhos promovidos pelo BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento).
A delegação alemã é composta por autoridades de município alemão de Greifswal, como o Engº Ambiental Oliver Reif Dietzel (Diretor de Meio Ambiente); Engº de Planejamento Urbano Dr. Michael Hoffe, e a Dra. Ruth Bördlein do Instituto de Geologia e Geografia da Universidade UNI-Greifswald.
A comitiva de Pomerode à frente do projeto é composta pelo consultor municipal, Alberto Ramlow, pelo diretor de Meio Ambiente, Jaime Eduardo Jensen e pelo representante da Associação Visite Pomerode (Avip), Deoclides Crispim Correa.
No último dia de trabalhos (6/11) será realizado um workshop aberto aos interessados no tema. Na oportunidade serão apresentadas as fases do projeto e as ações desenvolvidas pela Alemanha.
O cronograma de trabalho da missão técnica de Greifswald em Pomerode, segue a seguinte agenda:
- Segunda-feira (2) – Apresentação da agenda de trabalhos, apresentação do Modal Cicloviário de Pomerode e visita a cidade.
- Terça-feira (3) – visita à Ammvi e AGIR em Blumenau. Em seguida, uma visita ao aterro sanitário do consórcio da AMMVI e à Visita a Escola Bilíngue Dr Amadeu da Luz;
- Quarta-feira (4) – viagem à Curitiba , Mobilidade Urbana e Ônibus/Troncais;
- Quinta-feira (5) – visita à FAEMA de Brusque e à Blumenau/Deslizamentos;
- Sexta-feira (6) – visita SAMAE / Usina de Reciclagem Pomerode – Workshop na Prefeitura
Fonte: Prefeitura de Pomerode