Secretário de turismo fala sobre a polêmica criada no pagamento da Planetapeia

Foto: Luciano Bernz

Na semana passada, um assunto criou uma grande polêmica na cidade. Foi a revelação de que a Planetapeia, recebeu da Prefeitura de Blumenau R$ 43,5 mil para participar dos desfiles da 32ª edição da Oktoberfest.

Na quarta-feira (21/10), o Luciano Bernz entrou em contato com o Presidente do Parque Vila Germânica e Secretário de Turismo, para que nossos leitores também leiam o ponto de vista de Ricardo Stodieck. Mas era semana de enchentes e achamos melhor publicar somente nesta terça-feira (27).

Ricardo-Stodieck-01
Foto: Luciano Bernz

OBlumenauense: Foi criada uma polêmica a respeito do pagamento para a Planetapeia participar dos desfiles. Mas parece que não é uma coisa nova. Confere essa informação?

Ricardo Stodieck: Não é nada novo. O apoio ao Planetapeia já começou na administração do prefeito Décio Lima (PT) e continuou com a gestão seguinte, do João Paulo Kleinubing. É natural que tenha continuidade com a administração do prefeito Napoleão Bernardes.

A informação que sempre me foi passada, é que eles acabam sendo co-anfitriões do desfile, recebendo autoridades empresariais, políticas, lideranças artísticas do Brasil inteiro e alguns até do exterior. Então nós continuamos apoiando. Os grupos que participam dos desfiles já sabiam, tanto que fui questionado por alguns e sempre fiz essa mesma defesa.

Eu acho uma injustiça a forma como colocaram. Quando você dá destaque em uma coluna usando a palavra “dinheiro público”, é importante dizer que isso são frutos do superávit da Oktoberfest. Dá a impressão que estamos falando de dinheiro de impostos, que competem com o aquele destinado à saúde, educação, obras, etc… Então é muito importante vocês abrirem esse espaço democrático para reforçar que o dinheiro não sai dos cofres públicos.

OBlumenauense: Esse valor é totalmente pago com o dinheiro da própria Oktoberfest?

Ricardo Stodieck: Sim, isso já acontece há anos e nunca criticamos os administradores do passado, tanto que mantivemos esse pagamento, porque achamos que justo. A sociedade quer debater? Estamos prontos para debater esse e qualquer assunto que vier a tona.

 

Opinão deste colunista:

Independente de sua opinião leitor, algumas reflexões são importantes, no meu ponto de vista. Foi investido um valor para produzir essas alegorias, talvez únicas no mundo, com necessidade de manutenção, guardar num lugar seguro, etc…  Esse dinheiro tem que sair de algum bolso. Um deles, é o dos patrocinadores.

A Planetapeia é um dos maiores símbolos da Oktoberfest, tanto quanto as bandas alemãs que mudam a cada ano e também são pagas. Nerino Furlan criou 17 atrações que fizeram fama de Blumenau mundo afora. As pessoas esperam para vê-las, por isso as administrações anteriores nunca mexeram no fato de ser pago. O valor faz parte do custo da festa, que está dando lucro, fato que durante décadas não acontecia. Não estou defendendo, só convidando à reflexão.