Hospital Santo Antônio realiza a primeira retirada de órgãos em paciente infantil para transplante

R-Itajai_Hospital-Santo-Antonio

Nesta quarta-feira (21), o Hospital Santo Antônio realizou o primeiro explante de um paciente infantil, ou seja, a retirada de órgãos para um transplante. A doadora, foi uma menina de 3 anos que estava em férias com os pais em Blumenau, quando passou mal e foi encaminhada para outros dois hospitais da região. Na quinta-feira (15) passada, ela deu entrada na UTI Pediátrica do Hospital Santo Antônio.

Na noite desta terça-feira (20), aconteceu o pior para os pais que são de Minas Gerais. Foi constatada a morte cerebral, em função de uma obstrução valvar. Mesmo neste momento tão difícil da vida desse casal, cientes da importância da doação de órgãos, permitiram que fosse feita a cirurgia de explante. Depois de quatro horas, foram retirados os rins, fígado e córneas.

De acordo com a enfermeira Sofia dos Santos, coordenadora do CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), a equipe da SC Transplantes acompanhou a cirurgia e seguiu para Florianópolis, com o objetivo de realizar as cirurgias de transplantes em pacientes que estão em filas de espera. A família da menina teve todo o apoio da equipe do Hospital Santo Antônio no acompanhamento e evolução da paciente. Eles devem seguir ainda hoje com o corpo da menina para o seu estado natal, onde será sepultado. As informações foram divulgadas através da assessoria de imprensa do hospital.

CIHDOOT

O Hospital Santo Antônio atua da seguinte forma: a Equipe de busca ativa (composta por enfermeiros, médicos e psicólogos) que acompanham o processo de diagnóstico de morte cerebral e óbitos de pacientes de coração parado, e que realizam entrevista com a família do possível doador.

Além da equipe de busca ativa, atualmente o Hospital Santo Antônio possui uma equipe interdisciplinar que realiza os explantes e reimplantes de membros, realizando acompanhamentos pós cirurgias com pacientes e familiares de acordo com as necessidades.