Pianista blumenauense é selecionado em concurso nacional

Pianista_Vitor-Zendron-Cunha_01

Texto: Sérgio Antonello | Fotos: divulgação | via FCB

O jovem pianista blumenauense Vitor Zendron da Cunha, de 18 anos, foi um dos 24 selecionados para participar do Programa Prelúdio, da TV Cultura. Concorrente da quinta eliminatória, que será transmitida pela Cultura neste domin go, dia 25 de outubro, ao meio dia, ele disputa a vaga para a próxima fase com uma clarinetista, uma flautista e uma cantora.

Pianista_Vitor-Zendron-Cunha_02

O concurso “reality show da música clássica”, que apresenta instrumentistas de todo Brasil, consiste em três fases: seis eliminatórias, duas semifinais e a final, que será realizada na Sala São Paulo, maior casa de concerto da América Latina. Em cada etapa, o júri avalia e seleciona os candidatos, que interpretam as obras acompanhados da orquestra Prelúdio, regida pelo maestro Júlio Medaglia.

O evento, organizado pela Fundação Padre Anchieta, tem como objetivo incentivar e divulgar o talento de jovens expoentes da música no país. O vencedor será premiado com uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, oferecida pela Embaixada da Hungria, além de um concerto promovido pelo Sesi (SP).

Pianista_Vitor-Zendron-Cunha_03

Vitor é vencedor de concursos nacionais e internacionais de piano e participou de recitais solo em Lima e em Varsóvia. O músico também é atração em festivais, como o Femusc e o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Atualmente, tem aulas com Reginaldo Nascimento, com bolsa da empresa Dudalina, e com Eduardo Monteiro, com bolsa da Fundação Magda Tagliaferro/Cultura Artística.