Profissionais da Defesa Civil e AlertaBlu falam sobre a previsão do tempo e o nível do rio

Ponte-Ferro_Blumenau_17-10-15

Entrevistas e fotos: João Paulo Taumaturgo | Texto final: Claus Jensen

Todos os blumenauenses ainda estão assustados com o aumento do nível do rio, que após chuvas fortes desta sexta-feira (16), passou dos 4,77m às 11h e chegou a 7h45m esta madrugada. Na manhã deste sábado (17) conversamos com dois profissionais envolvidos diretamente na previsão e monitoramento das ocorrências climáticas em Blumenau.

 

Marcos-Aurelio-Dias_17-10-15_01

O João Paulo Taumaturgo esteve na Defesa Civil de Blumenau e entrevistou o agente Marcos Aurélio Dias.

OBlumenauense: Há previsão de chuva para as próximas horas e que possam influenciar o aumento do rio?

Marcos Aurélio Dias: Segundo informações do AlertaBlu, ela deve dar uma amenizada nas próximas horas, mas ainda existem condições para chuva fraca neste sábado. Até a próxima terça-feira (20) ela deve dar uma boa aliviada, não com tempo bom, mas pelo menos pouca chuva.

Carro-Defesa-Civil_Bnu_17-10-15

OBlumenauense: O rio está com 7,27m na medição das 11h, mostrando que está baixando. Existe algum risco dele aumentar?

Marcos Aurélio Dias: Nós temos acompanhado desde que começou a subir. Na noite e início da madrugada deste sábado (17), o Rio Itajaí-Açú vinha subindo em média de 15cm a 20cm por hora. Por volta das 4h ele começou a se elevar com menos intensidade. Às 7h o nível estava em 7,45m e às 8h marcou 7,43m; dando sinal de estabilização. O CEOPS espera que com isso ele estabilize de vez e comece a baixar.

OBlumenauense: Houve alguma nova ocorrência de deslizamento em Blumenau?

Marcos Aurélio Dias: Durante a noite não, mas ainda estamos atendendo algumas demandas de ontem. Nesta manhã recebemos uma chamada e nossa equipe foi acionada para atendê-la. Pedimos às pessoas que fiquem atentas, porque a possibilidade de escorregamentos ainda é grande, já que a terra ainda está muito molhada.

OBlumenauense: Alguma novidade em relação a Rio do Sul?

Marcos Aurélio Dias: Pela comunicação entre o CEOPS e as equipes de lá, hoje de manhã estava nublado na cidade e chovendo um pouco, em torno de 1mm. As barragens de Ituporanga e Taió, estavam com todas as comportas fechadas.

 

Ticiana-Weber_17-10-15_01

Entrevistamos também a meteorologista do AlertaBlu, Taciana Weber. Ela prevê a chegada de uma nova frente fria que irá influenciar o clima no Estado.

OBlumenauense: Como está a previsão do tempo para este sábado (17)?

Taciana Weber: Para hoje esperamos a formação de novas áreas de instabilidade, associadas a um cavado, área alongada de baixa pressão. Nós estamos acompanhando a evolução de um sistema que ainda está se configurando e deve ocasionar chuva um pouco mais significativa entre a tarde e noite deste sábado. A partir do período noturno, essas áreas de instabilidade associadas a esse cavado, vão se afastando da região e perdendo intensidade. Mesmo assim, ainda terão condições de chuva fraca entre o final da noite e a madrugada de domingo (18).

A notícia boa, é que para os próximos dias esperamos uma condição de tempo mais estável, sem chuva significativa. Um sistema de alta pressão deve favorecer a presença do sol entre nuvens, entre o início do dia e a tarde de domingo. Ele se desloca em direção ao mar, o que facilita a circulação marítima, que deve ocasionar variação de nuvens e condição de chuva fraca no amanhecer e no período da noite.

Ticiana-Weber_AlertaBlu_17-10-15_02

OBlumenauense: Então não precisamos nos preocupar com chuvas nos próximos dias que possam influenciar o aumento do nível do rio?

Taciana Weber: Até metade da semana não, mas os modelos de previsão numérica já estão indicando a formação de uma nova frente fria que deve avançar sobre Santa Catarina na quarta-feira (21). Isso irá trazer tempo mais instável para o estado.

AlertaBlu_17-10-15_02

AlertaBlu_17-10-15_01