Obras atuam na prevenção contra as cheias, facilitando o escoamento das águas nas principais bacias hidrográficas do Município
Texto: Denisse Lopes | Fotos: Eraldo Schnaider
As macrodrenagens são obras que nem todo mundo vê, mas que têm papel estratégico contra as cheias na cidade. A Prefeitura de Blumenau vem realizando este trabalho ao longo de 27 quilômetros das principais bacias hidrográficas do município. Estão sendo investidos mais de R$ 57 milhões, através de recursos viabilizados por meio de convênios e financiamentos da Administração Municipal junto ao Governo Federal.
As obras facilitam o escoamento das águas, amenizando os danos provocados por enxurradas e até mesmo enchentes. Entre os serviços promovidos, acontece a contenção de margens com técnicas de enrocamento, além de limpeza, abertura da calha, recuperação e desassoreamento dos ribeirões. Construções como pontes e galerias, também são contempladas.
No Ribeirão Garcia, Ribeirão Itoupava e Ribeirão da Velha os trabalhos nas margens já foram concluídos, beneficiando diretamente mais de 130 mil blumenauenses. Atualmente, seguem em andamento obras no Ribeirão Fortaleza, atendendo a mais de 52 mil moradores dos bairros Fidélis, Tribess, Fortaleza, Fortaleza Alta, Itoupava Norte e Nova Esperança.
Macrodrenagem do Ribeirão Fortaleza
As obras de macrodrenagem estão 66% concluídas, com previsão de término para o segundo semestre de 2016. No momento, trabalhos de enrocamento das margens acontecem simultaneamente na rua Fritz Spernau, rua Francisco Vahldieck, rua Julio Kleine, rua Paula Rottenberg e nas proximidades da Associação de Moradores São Bernardo.
A galeria de transposição do córrego 7 de maio, cuja construção ocorre a oito metros de profundidade na rua Fritz Spernau, também está integrada ao conjunto de ações. A estrutura metálica, que terá 158 metros de extensão e 2,30 metros de diâmetro, está 40% executada. Através dela, as águas do córrego passarão a desembocar no Ribeirão Fortaleza, evitando alagamentos na região da rua São Bernardo, no bairro Itoupava Norte.
via PMB