Fotos: Karol Bonin
Por volta das 9h30min deste sábado (29), iniciou a cerimônia de posse do 3º Bispo Diocesano de Blumenau, Dom Rafael Biernaski, realizada na Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro de Blumenau. No dia 24 de junho desse ano, ele deixou o ofício de auxiliar da arquidiocese de Curitiba (PR) e da sede titular de “Ruspe”; para assumir o lugar de Dom José Negri, que foi nomeado Bispo coadjutor de Santo Amaro(SP) em novembro de 2014.
Estavam presentes autoridades civis como o prefeito e presidente da Câmara de Vereadores, estaduais, além de outras. Foi convidado também o Pastor Sinodal em exercício da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Sigfrid Baade. Os 13 municípios pertencentes ao território da Diocese foram representados por suas bandeiras, trazidas até o presbitério. Os corais Santa Cecília (Catedral São Paulo Apóstolo) e Santa Terezinha (bairro Escola Agrícola) se apresentaram durante a liturgia.
Em determinado momento da celebração, foi feita a leitura da bula papal de nomeação de Dom Rafael, recebendo do Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, o báculo, símbolo do pastoreio. Em seguida se sentou na Cátedra episcopal, símbolo do ensinamento do Evangelho, do qual é o primeiro encarregado da Diocese. Pela primeira vez, percorrendo os corredores da sua Igreja Catedral, ele abençoou os fiéis da cidade e a região.
De acordo com a jornalista Karol Bonin, vieram muitas caravanas de outras cidades, mas um grupo de pessoas era especial. A comunidade da Paróquia Santo Antônio Orleans de Curitiba/PR onde o Bispo atuava antes, organizou uma excursão para acompanhar a posse. Uma faixa agradecia o trabalho realizado por ele, que é bom sinal para os fiéis católicos de nossa região. Outro detalhe que chamou a atenção, foi a presença de muitos grupos jovens.
A Diocese em Blumenau completou 15 anos de criação no mês de junho. Ela é formada por 40 paróquias divididas em 5 Comarcas Pastorais, distribuídas em 13 municípios.