Entrevistas e fotos: João Paulo Taumaturgo
De 21 a 28 de agosto comemora-se a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, cujo tema, em 2015 é: “Inclusão se conquista com autonomia. A APAE de Blumenau está promovendo uma programação interna ao longo dessa semana envolvendo alunos, professores, funcionários e voluntários.
Na tarde desta terça-feira (25) os alunos da APAE de Blumenau e Gaspar tiveram uma tarde especial na Rivage Danceteria. Foi servido um café e teve a animação de DJ´s que se apresentaram em prol da causa. As atividades da manhã começaram por volta das 8h e durante a tarde às 14, para que todos pudessem receber a atenção que merecem.
A iniciativa foi da APAE de Blumenau e Gaspar, em parceria com a Rivage, que ofereceu um dia de igualdade. O João Paulo Taumaturgo esteve por lá e entrevistou Rodrigo da Silva, diretor da danceteria que promove esse evento há mais de uma década com as crianças excepcionais.
OBlumenauense: Qual a importância desse evento para Rivage?
Rodrigo da Silva: O evento já acontece há 16 anos, desde que iniciou com minha sogra e sogro. Nós temos dado continuidade e é sempre um prazer receber essas pessoas especiais. Como já é uma tradição da casa, nós entramos em contato com a APAE durante a semana e planejamos os detalhes de como seria a data, que já está prevista em nosso calendário anual de eventos.
Tudo é feito com muito amor e carinho, por isso é emocionante. Todos temos que nos doar um pouco também, mas sempre aprendemos muito mais com eles. Enquanto estivermos aqui, vamos proporcionar este momento para eles, na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
OBlumenauense: Existem parceiros nesse evento?
Rodrigo da Silva: A Rivage produz e cede o espaço a realização sem custo nenhum. Temos alguns parceiros, que na verdade são nossos fornecedores durante o ano, e pedimos para nos ajudem doando alguma coisa. É o caso dos refrigerantes doados pela Vonpar, a empresa Hemmer que nos doa chucrute e salsicha, além de padarias nos cedem doces e salgados.
Conversamos também com a coordenadora pedagógica da APAE, Lorelei Lorenzetti.
OBlumenauense: Como você vê a importância desse evento para as crianças?
Lorelei Lorenzetti: É muito importante esse momento que a Rivage oferece aos alunos da APAE, assim como aos profissionais que atuam na área. O dia é especial e aguardado por todas as pessoas envolvidas, com momentos de integração, lazer, recreação e muita alegria. A maioria deles já participa do evento há vários anos.
OBlumenauense: Além desse dia aqui na Rivage, são desenvolvidas outras atividades durante a semana?
Lorelei Lorenzetti: A data é uma das mais diferenciados da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Mas nós também desenvolvemos atividades internas na entidade, como o show de talentos, sessão de cinema além da apresentação um músico conhecido na cidade.